Ainda hoje existem inúmeras dúvidas (muitas mesmo) nas principais diferenças entre periquito australiano e periquito inglês, mas na verdade é através da igualdade que nasceram suas diferenças de padrões. Entenda mais sobre essa história.
Origem das espécies
Tudo começou com a espécie selvagem do periquito australiano, que sempre se mostrou encantadora em seu país. Essa ave chamava atenção dos moradores e até mesmo dos turistas que viam a espécie como um exótico pássaro colorido e charmoso.
Logo, alguns turistas ingleses tiveram a feliz ideia de importar alguns periquitos para seu país no século XIX. Onde foi realizado uma seleção entre os periquitos maiores e de penas mais largas. Analisando a genética e criando assim, como em muitas outras espécies, uma nova espécie de periquitos.
Diferenças
A maior e real diferença entre essas espécies está no tamanho do corpo e penas, já que o periquito inglês é quase 2x maior do que o periquito australiano. Mas essas condições são totalmente genéticas, já que podemos encontrar exemplares de periquitos australianos muito grandes.
Outra das principais diferenças entre periquito australiano e periquito inglês é que o inglês, diferentemente do australiano, foi desenvolvido em cativeiro e não é encontrado na natureza, sendo mais usado para exposições. Por isso existe uma diferença entre o valor de comercialização dessas aves, já que os periquitos australianos são mais comuns.
Igualdades
Com certeza existem muito mais características iguais nessas espécies do que diferentes. Embora elas tenham definições diferentes, se mantido um casal misturado, pode normalmente vir a ter filhotes. Já que a genética é compatível e criadores ainda utilizam os australianos para obter melhorias nos periquitos ingleses.
Cuide com amor
Contudo, independente da sua espécie favorita, o importante é conhecer a espécie e fornecer sempre as melhores condições para que a ave viva saudável e feliz, compartilhando sempre muito carinho entre seus tutores.