fbpx

Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

VOCÊ SABIA ?

Os 10 melhores cães de guarda

29 de Abril, 2020
4 min de leitura
Os 10 melhores cães de guarda
Junte-se a mais de 5.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Atualmente os cães de guarda estão sendo mal vistos, não por culpa dos cães, mas pelo despreparo imaturo dos tutores que decidem adquirir um cão para guarda, sem ter experiência alguma. Mas além da experiência, escolher um cão que vá realmente cumprir essa função é muito importante.

Separamos uma lista com os 10 melhores cães de guarda. Muitos não estão nessa lista, isso não significa que a raça não seja qualificada. Nossa seleção foi baseada na vivência prática, onde a maioria se encaixa. Além disso, no Brasil nem todas as raças estão disponíveis e isso torna nossa seleção ainda mais voltada para nosso país.

Veja a seguir a lista dos 10 melhores cães de guarda:

10. Fila Brasileiro

Fila Brasileiro

Essa raça é muito robusta e pode impor respeito a qualquer um. Sua função era mais voltada para a caça, mas alguns criadores começaram a valorizar a genética de guarda. Para um cachorro dessas proporções é necessário experiência com cães, pois seu temperamento é muito forte. Esses cães são muito desconfiados com estranhos, por isso, é importante socializar e treiná-lo para sua determinada função.

9. Dogo Argentino

Dogo Argentino

Essa raça grande e poderosa, é um dos melhores cães de caça no Brasil, sendo utilizados na caça de javalis. São cães com muita força na mordida e dificilmente soltam sua presa. São grandes, mas silenciosos e se forem treinados para a guarda residencial, respondem muito bem a função, desde que socializados e adestrados. Costumam ser muito teimosos, por isso, treinar sua obediência é fundamental. O Dogo Argentino não é indicado para tutores inexperientes.

8. Bull Terrier

Bull Terrier

Esse cão de aparência exótica é muito poderosa e extremamente territorialista, mas ao mesmo tempo é engraçado e brincalhão, considerada uma das raças mais teimosas e imperativas. Precisa ser muito bem socializado e adestrado para que tenha um bom comportamento. Apesar de pequeno, este cão impõe respeito a qualquer intruso que ouse cruzar suas linhas. Sua mordida é muito forte e seu latido muito alto, podendo ser facilmente um ótimo segurança para uma residência grande.

7. Boxer

Boxer

Este grande e desengonçado cachorro é muito amoroso com todos da usa família. Gosta muito de brincar, especificamente com crianças, que devem sempre estar sendo supervisionadas. Deve ser socializado deste pequeno para que aceite outros cães com facilidade. No portão impõe muito respeito a intrusos, mas para ser utilizado como cão de guarda, deve ser adestrado para essa função.

6. Mastiff Inglês

Mastiff Inglês

Esse é um cão molosso assustador, que não precisa exercer muito para intimidar, pode chegar a 115kg, o que impressiona até criadores experientes. É um cão indicado para locais grandes, como sítios e fazendas. Locais lisos podem ser prejudiciais ao cão que por ser muito pesado, pode desenvolver doenças na coluna. É um cão desengonçado e na presença de crianças deve ser supervisionado.

5. Bullmastiff

Bullmastiff

 Esse gigante é amoroso e legal, mas se limita ao seu círculo familiar. É um cão calmo quando adulto e muito paciente com crianças. Por ser muito estabanado deve ser sempre supervisionado. Com estranhos ele é muito desconfiado, por isso, é importante socializa-lo filhote, para que seja um cão destemido e controlado. Sua melhor habilidade na guarda é acuar e prender o invasor no local, uma característica admirável nos cães de guarda residenciais.

4. Pastor Alemão

Pastor Alemão

O pastor Alemão é um cão extremamente qualificado para a guarda, sendo um dos cães mais utilizados pelas polícias no mundo. Além de sua função de guarda, pode ser utilizado como cão de companhia. Aqui vale ressaltar que muitos Pastores Alemães de estrutura acabam tendo uma saúde frágil para algumas doenças, o que pode ser prejudicial no dia-dia. Se preferir esta raça, é indicado escolher pastores de trabalho e não de estrutura.

3. Rottweiler

Rottweiler

Sem sombra de dúvidas, esse cão causa arrepios em quem o vê pela primeira vez. É um dos cães mais conhecidos e respeitados no mundo, sendo usado por forças policiais ainda nos dias atuais, onde se usa menos cães robustos. É um cachorro extremamente amoroso com sua família. Essa raça costuma ser dominadora e não gosta de exercícios no calor.

2. Doberman

Doberman

Esta raça é a única criada exclusivamente para guarda e proteção, por isso são cães de alta qualidade para esta função, elegantes fortes e funcionais. Nos anos 90 fez muito sucesso nas forças policiais e militares do mundo, mas hoje se tornou também um cão de companhia. Mas não se engane, o Doberman continua sendo um dos cães que mais impõem respeito por onde passam.

1. Pastor Belga Malinois

Pastor Belga Malinois

Este é realmente um super cão. Sua velocidade e estatura, fazem deste cachorro, uma das melhores raças para guarda no planeta. É atualmente o mais utilizados para forças policiais e militares em todo o mundo. Sua habilidade de farejo, guarda, perseguição, esporte e pastoreio, demostram que é um cão voltado para o trabalho. Por isso, não deve ser utilizado como cão de companhia. Locais com muito espaço e uma rotina de atividades físicas e treinamento, fazem o Pastor Belga Malinois um ótimo cachorro.

Gostaram da nossa lista? Deixe sua opinião nos comentários.