fbpx

Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

VOCÊ SABIA ?

A inteligência dos ratos

7 de Maio, 2020
4 min de leitura
A inteligência dos ratos
Junte-se a mais de 5.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Os ratos são animais com má reputação há muitos anos. Mas, mesmo com conceitos negativos, eles veem ganhando cada dia mais espaço nas famílias, sendo ótimos animais de estimação, ideais com o devido treinamento. Descubra mais sobre esses animais incríveis.

Conhecendo as características

Os ratos são muito curiosos, essa característica é natural. Sua memória e capacidade motora os tonam excelentes aprendizes. Algumas espécies são capazes de entender conceitos de complexidade alta e, uma vez que aprendem a fazer algo, é improvável que esqueçam.

Depois de entender a inteligência dos ratos, você com certeza irá apreciar essa espécie como eles realmente são. O compromisso com o treinamento, proporcionando os estímulos necessários, podem trazer grandes recompensas.

rato inteligente

A inteligência dos ratos: raciocínio

Apesar de sermos muito diferentes dos ratos, existem ainda mais semelhanças entre nós. De fato, muitas vezes sofremos das mesmas doenças, isso acontece por termos uma fisiologia muito parecida com a dos roedores.

Quanto ao raciocínio, os neurocientistas estão descobrindo que os cérebros dos ratos são muitos semelhantes aos nossos. Em particular, o córtex motor dos humanos e dos ratos compartilham inúmeras semelhanças.

Neste caso, é possível dizer que, os ratos vencem, pois enquanto o cérebro humano se baseia em informações visuais, os ratos além das informações visuais, se baseiam em informações somatossensoriais, fornecida por seus bigodes.

Aprendizes de primeira

Os ratos são criaturas interessantes e apaixonadas. Como um cachorro ou gato, os ratos também podem aprender truques e até mesmo responder seu próprio nome. Por isso, esses animais são os favoritos dos cientistas.

São muitas as possibilidades de atividades que um rato pode exercer. Isso quando muito bem treinados, tornam-se uma atração indispensável para as visitas menos assustadas.

A internet está cheia de vídeos sobre esses animais incríveis, vale muito a pena conferir e se apaixonar. Os ratos twister por sua vez, ficam na frente no quesito inteligência. Confira também: Twister, o rato que você deveria ter em casa.

Compreendendo a capacidade de aprendizagem dos ratos

Na natureza, os ratos já se tornaram gênios, pois para garantirem a sobrevivência, precisam ter uma capacidade extremamente lógica e perceptiva, para nunca serem pegos. Existem centenas de espécies de ratos, mas três são mais comuns nas casas, são as ratazanas (Rattus norvegicus), os ratos de telhado (Rattus rattus) e os camundongos (Mus musculus).

Em laboratório, comprovou-se que os ratos têm capacidade de aprender a ascender e apagar uma luz, sem mesmo precisar de um reforço positivo para isso (recompensa). Eles simplesmente fazem isso porque gostam de aprender. Os cientistas acreditam que a recompensa desejada pelos ratos é a capacidade de ter poder sobre essas coisas.

A inteligência dos ratos

Pequenos Heróis

Como pet são animais que sempre desejam agradar seus tutores. São meigos e podem até mesmo dormir junto, lambiscando e acariciando. Mas os ratos já foram muito utilizados que por terem sentidos aguçados, foram importantes na detecção de minas terrestres e bombas em grandes guerras.

Os ratos também podem evitar certos tipos de veneno, isso porque sua inteligência o torna muito desconfiado com alimentos novos. Ratoeiras são armadilhas muito boas para ratos como os camundongos, mas para as ratazanas, é só uma armadilha boba.

Rato de estimação

Existe uma diferença entre os ratos da natureza e os ratos pets. Em casa esses animais são livres de quaisquer doenças e não fazem mal algum as pessoas. Na natureza não é bem assim, já que esses animais têm muito contato com bactérias em locais propícios a doenças. Isso não significa que seu ratinho de pet shop não terá doenças, até porque, como todos os outros animais, é sempre importante leva-lo no médico veterinário.

Como animais de estimação, os ratos podem suprir a falta de espaço para um cachorro ou gato, sendo bem menos silenciosos que muitas aves. São animais sociáveis e precisam viver em no mínimo duplas.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo.

Fonte de pesquisa: Meus animais/ a inteligência dos ratos

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.