Ter um cachorro inteligente, carismático e saudável, é sem sombra de dúvidas um presente divino. Por isso nos atentamos sempre para as qualidades da criação, só assim podemos ter a certeza e garantia de que teremos conosco um cachorro com todos estes requisitos. Mas, por que os cachorros de raça custam caro? Entenda mais a seguir
Estrutura de um criador qualificado
Bem, para começar devemos falar sobre toda a estrutura fornecida por canis de alta qualidade. Canis de qualidade devem sempre estar atentos com toda sua matilha, desde a alimentação até a seleção da melhor genética para os filhotes, assim conseguimos filhotes com alto nível de saúde e de comportamento amigável.
Todo dono de canil deve contar com canis individuais, para cada cachorro de sua matilha, ambiente para divertimento e distrações, acompanhamento veterinário e rotina mensal de exames, além de selecionar sempre os melhores produtos de banho e ração, para manter sempre uma estrutura diferenciada no mercado.
Selecionando os cães padreadores
Ter casai reprodutores exige uma pesquisa sólida, não só da raça em si, mas de toda a árvore genealógica dos cães escolhidos, assim é possível evitar problemas como doenças genéticas e comportamentos indesejados, além de garantir um padrão na raça. Assim se forma um plantel de cães, machos e fêmeas que terão toda a qualidade comportamental e genética para gerar bons filhotes.
Tempo e dedicação
Bem, com tudo que foi dito anteriormente o tempo é uma das principais responsabilidades de um criador, que deve estar sempre atento a seu plantel e filhotes. Lavar os canis e alimentar os animais são missões diárias de um criador e dependendo do tamanho pode demorar um dia todo. Essas responsabilidades são necessárias para que tudo ocorra bem. Além disso, a dedetização deve ser feita todos os meses, a fim de evitar doenças de carrapatos e pulgas.
Um criador certamente não pode tirar férias, pois deixaria todo seu plantel para trás, sendo necessário a contratação de outras pessoas experientes para que cuidem se for o caso. Todo esse tempo também gera custos na criação.
Pedigree
Além de tudo que já foi dito, o pedigree é uma garantia que os criadores estão entregando um filhote puro e de boa qualidade. Muitos “criadores”, cobram por este documento e essa atitude é extremamente duvidosa, já que é uma garantia do tutor receber todos essa documentação. Nenhum criador sério recusa, ou vende filhotes sem a documentação necessária.
Preço justo
Em fim chegamos no valor dos filhotes. Alguns criadores preferem divulgar o valor somente em último caso, mas muitos outros divulgam valores extremamente abaixo do mercado. Isso é algo catastrófico para bons criadores, já que um animal que custa R$2.500,00 pode ser vendido por R$400,00 por “criadores fundo de quintal” e pet shops. Esse valor está relacionado a falta de comprometimento e responsabilidade com tudo que foi dito anteriormente. Filhotes mais baratos, podem ser propícios a doenças, comportamentos ruins e até mesmo não pertencer de fato a raça.
Veja: Não compre cães na OLX
O preço abaixo, indica que o animal não é de boa procedência e deve ser evitado ao máximo. Pois estes criadores não criam cães por amor, mas para ganhar dinheiro em cima da exploração de animais inofensivos. Os bons criadores, devem cobrar um preço justo, por todo seu trabalho e seleção, por isso, ter um cão de raça não é algo tão simples e exige conhecimento de ambas as partes.
Não compre o errado, adote o certo!
Ainda hoje temos milhares de cães abandonados todos os dias, dos mais filhotes aos mais adultos, e isso é muito triste. Sabendo disso, ao invés de nos preocuparmos em comprar cachorros por um preço mais em conta, podemos adotar cães que estão na rua, precisando de muito amor e carinho. Assim, teremos ótimos cães e combateremos os exploradores.
A venda de cães não é proibida, mas deve ser cada dia mais conscientizada, por isso, se for comprar, compre de um criador de confiança, mas se a raça não for uma necessidade, não deixe de adotar!