Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

VOCÊ SABIA ?

Gatos de rua podem ser domesticados?

25 de Maio, 2020
3 min de leitura
Gatos de rua podem ser domesticados?
Junte-se a mais de 5.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Gatos de rua são diferentes dos gatos domésticos. Os gatos de rua geralmente são produtos da irresponsabilidade humana. A irresponsabilidade pode ser definida de duas maneiras quando se trata de animais de rua: Abandono ou maus tratos. Gatos perdidos podem ser tímidos, mas geralmente são facilmente domesticados, já os mais selvagens são gatos que provavelmente tem características muito sólidas. Desta maneira não são acostumados com a interação humana e são muito difíceis de domar. Mas será mesmo que esses animais podem ser domesticados?

Gatos de rua

Como os gatos de rua são animais difíceis de domar, eles acabam sendo felinos indesejáveis para os lares. Muitas ONG’s de resgate se dedicam à captura e controle de colônias de gatos nas ruas. Muitas vezes, essas organizações capturam os gatos, os registram e castram, liberando próximo de onde foram originalmente encontrados. Então, essas organizações se dedicam a fornecer alimentos para essas colônias, mantendo o controle das mesmas.

gato observando

Gatos de rua estão por toda parte. Você pode encontrar gatos em áreas rurais ou agrícolas, prédios abandonados e até parques e becos. Você pode simplesmente vislumbrá-los, mas as chances de captura-los são muito pequenas. Afinal, eles não tiveram contato com humanos, então qualquer contato os faria se afastar de você o mais rápido possível. Se você tem gatos de rua em sua vizinhança, pode se perguntar se esses animais podem ser mantidos como animais de estimação.

Classificações dos gatos

Domar um gato selvagem pode ser difícil, simplesmente porque eles não estão acostumados com nós seres humanos. Dependendo do nível de suas interações com os seres humanos, alguns gatos podem ser classificados como semi-selvagens (nascido em lares, mas abandonados na rua), selvagens (nascido na rua) ou mesmo gatos selvagens convertidos (gatos de rua que foram domesticados). Isso depende da classificação do seu gato, dita o seu potencial sucesso em socializá-lo. Além disso, é preciso muito tempo, amor e paciência para domesticá-los.

Se você encontrar um gato selvagem mais velho, é pouco provável que consiga socializá-lo. Sem nenhum contato humano, esses gatos são excessivamente independentes e nunca dependeriam de um humano para alimentação ou companhia. Você pode ter mais sucesso com um gato semi-selvagem. Nesses casos, eles tiveram algum contato humano, mesmo que limitado. Um gato selvagem convertido provavelmente teria a melhor chance de viver normalmente como o animal de estimação. Esses gatos já foram domesticados, o que significa que provavelmente começaram a vida como animais de estimação e depois foram abandonados. Então provavelmente responderiam às interações humanas, com muito amor e carinho.

Domando os gatos de rua

Se você quiser domar um gato de rua, lembre-se de que pode ser um trabalho árduo, chegar até ele e fazê-lo confiar em você depois de tanto tempo de independência. Às vezes, seus esforços podem demorar meses, principalmente em gatos mais velhos. Se suas tentativas forem bem-sucedidas, as recompensas valerão a pena, pois um forte vínculo pode se desenvolver e a lealdade e o amor são os verídicos.

Se você acredita que tem tempo e amor para se dedicar tentar domar um gato de rua, há algumas coisas a serem lembradas. Primeiro, esses gatos veem você como um intruso e são muito propensos a fugir, assobiar, morder e arranhar. Esta é uma resposta normal, pois eles estão se defendendo contra um possível predador. Se eles conseguirem dar algumas mordidas ou arranhões, você deve aplicar os primeiros socorros imediatamente, pois existem riscos de inflamação por bactérias. Depois de capturar com sucesso um gato de rua, seu primeiro passo é levá-lo ao veterinário para esterilizar e verificar se há doenças que ele possa transmitir. Este é um passo necessário e uma necessidade absoluta, principalmente se você tiver outros animais de estimação em casa. Depois de chegar em casa com o seu gato, você precisa ajustá-lo a sua rotina, oferecendo a ele um local pequeno e seguro para ficar. Permita que o gato fique em um banheiro pequeno ou lavanderia por um tempo, onde não se sinta sobrecarregado. Você precisará reservar um tempo todos os dias para passar ter um momento com o gato e permitir que ele se acostume com você.

Gato doméstico

Lembre-se, nem todos os gatos de rua podem ser socializados; no entanto, com amor e paciência, seu tempo e esforços podem valer a pena.