Como cuidar de um peixe beta ? Ele é um peixe muito comum de se encontrar, originário da China, se acostumou a se alimentar em plantações de arroz. Já no ocidente faz sucesso por ter uma imensa variedade de cores entre eles.
Vamos contar como cuidar de um peixe betta, que é uma das melhores opções para quem quer começar a aprender em como cuidar de um peixinho.
Um dos erros mais comuns é pensar que com o peixe beta não será necessário fazer muito investimento, o que é uma visão precipitada para quem quer criar um peixe saudável.
Tamanho do aquário
Uma das principais informações difundidas sobre o peixe beta é que ele não necessita de muito espaço, isso porque ele costuma a se movimentar muito pouco, o que leva a pensar que o animal não necessita de espaço. Mas na realidade não é bem assim. O indicado para um peixe beta é um aquário de no mínimo 15 litros, sendo que, quanto maior o recipiente, melhor a qualidade de vida do beta.
Recipientes pequenos podem causar estresse no peixe, então dependendo do formato, a beteira não é recomendada.
Condições da água
Betas necessitam da água em uma temperatura entre 26°C e 28°C, e um pH entre 6,8 e 7,4; adequados para uma vida saudável. Por isso é necessário utilizar um termostato com aquecedor (para dias frios) e usar condicionadores de pH para manter as condições da água estável.
Além disso, é importante cuidar para não utilizar água da torneira sem filtro, pois a mesma pode conter substâncias prejudiciais ao peixe como a amônia, nitritos e nitratos. Sendo assim é importante utilizar um filtro adequado para os litros do aquário.
Alimentação
A alimentação de um beta parece ser simples, mas não é bem por aí. Por mais que você entregue uma boa ração em quantidades corretas. Os betas necessitam de alimento vivo pois na natureza são acostumados a comer larvas de camarão, larvas de mosquito, daphnias (pulga d’água). Então é importante se atentar a isso e fornecer pelo menos uma vez por semana.
Comportamento
Os betas são animais extremamente territorialistas e não podem viver com peixes de sua mesma espécie em um aquário. Mesmo que sejam fêmeas as brigas podem acontecer após o período de reprodução. Então independentemente do tamanho de aquário que ele viva, não se deve colocar outro beta de forma alguma.
Mas se você pensa que este peixe prefere ficar sozinho em um aquário está enganado. É sempre importante colocar outras espécies de peixes, que dependem das mesmas condições de água que o beta. Segue a lista dos melhores peixes para se ter em companhia de um beta: ottos, corydoras, tanicts, botias e rasboras.
Converse com algum especialista para que não faça do aquário um ambiente ruim para seu peixe.
Tempo de vida
O tempo de vida de um beta pode chegar a 5 anos, diferente da natureza, onde o beta é uma presa fácil de peixes maiores. Em aquários a vida dele pode ser prolongada, isso se a qualidade de vida do peixe for adequada.
Bem, criar um peixe beta não é missão fácil, mas com muita paixão, dedicação e disciplina para manter o ecossistema do aquário saudável, seu beta terá uma ótima e prolongada vida.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.