Conhecido por sua cor cinza e olhos bem claros foram apelidados de “fantasmas cinzas”, são cachorros muito alegres e divertidos, além de serem companheiros natos.
Resumo Histórico
Existem muitas teorias a respeito da origem do Cão de Aponte Weimaraner. Só uma coisa é certa: que o Weimaraner, que naquela época possuía grande parte de sangue de Cães de Guia (Leithund), foi criado na corte de Weimar no primeiro terço do século XIX. No meio do século, antes que a raça pura fosse iniciada, a criação estava principalmente nas mãos de caçadores profissionais e de guardas florestais na Alemanha Central, principalmente nas regiões de Weimar e Thuringia. Quando os dias dos cães de guia terminaram, os cães foram cruzados com os “Hühnerhund” e os criadores continuaram com esses cruzamentos. Aproximadamente a partir de 1890, os cães foram produzidos de acordo com os planos de criação e a raça foi considerada satisfatória para ser inscrita em um livro de registro. Além do Weimaraner de Pelo Curto, uma variedade de Weimaraner de Pelo Longo apareceu, também, antes do novo século. Depois de ter sido registrado, o Weimaraner foi criado de forma pura, ficando livre dos cruzamentos com outros cães, em particular, os Pointers. Assim sendo, o Weimaraner é provavelmente a mais antiga raça pura de aponte alemã, criada há mais de 100 anos.
Aparência Geral
Cão de caça, de tamanho médio para grande. Adaptado ao trabalho, de forma harmoniosa, com tendões visíveis e muito musculoso. As diferenças entre os machos e as fêmeas são facilmente distinguidas.
Personalidade
É um cão muito inteligente e ativo, gosta muito de caçar e se dá muito bem com seu faro, além disso os Weimaraner são cachorros muito apegados, a ponto de criar uma dependência.
Preço
Atualmente, seu valor médio de comercialização é R$ 2.500,00 podendo variar de canil para canil e conforme a procedência do animal.
Fonte de pesquisa: cbkc.org
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.