Essa raça é uma variação do Angorá. Seu nome se dá pela região do lago da Turquia Oriental, conhecido como lago de Van, ao lado do monte Ararat. Tem grande apreço por nado por isso é conhecido também como “gato nadador”.
Resumo Histórico
Essa raça é muito antiga, e foi identificada a partir do século XVIII, porém, somente em 1955 que a criadora Britânica Miss Laura Lushington importou exemplares, com o objetivo de criar essa nova raça na Europa. Miss Laura viajava para a Turquia com o objetivo de pesquisar mais sobre o Angorá Turco e acabou se encantando pelo Van Turco.
Barbara e Jack Reark, criadores de gatos Balineses também se encantaram pela raça, importando-os para os Estados Unidos em 1982. Logo a TICA reconheceu o Van Turco como uma nova raça de gatos. Atualmente o Van Turco é raro até mesmo no seu país de origem.
Personalidade
Por incrível que pareça, O Van Turco, adora tomar um banho, uma característica muito incomum entre os gatos. É um gato muito sociável com cães e crianças, mesmo as mais agitadas, acanhado com carinhos, por isso, é importante deixar que ele mesmo venha receber carinho. É super adaptável a apartamentos e casas pequenas, embora, o ideal seja casas com quintais para que ele brinque.
Preço
Atualmente, seu valor médio de comercialização é R$5.000,00 podendo variar de criador para criador e conforme a procedência do animal.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.