Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

ROEDORES

Rato Twister

21 de Março, 2020
3 min de leitura
Rato Twister
Junte-se a mais de 5.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Os Twisters são, sem sombra de dúvida um destaque entre os roedores. Não por seu tamanho ou sua habilidade de sobrevivência, e sim por sua total e indiscutível inteligência. Esses roedores são realmente impressionantes no quesito raciocínio lógico e adestramento.

Sobre

O Twister foi trazido para o Brasil juntamente com os navios negreiros e navios europeus, nessa época começaram a se disseminar por nosso território. Não é muito difícil encontrar um roedor deste por aí.
Eles são animais encontrados por praticamente todo o globo. E historicamente se mostrou ser o animal que mais facilmente se adapta a regiões extremas. Por serem ratos exclusivamente grandes, ganharam o apelido de ratazanas. Impondo muito medo em quem cruzava com um rato desses.
Com o passar do tempo, raças foram selecionadas para a utilização deles em laboratórios de pesquisa e um pouco mais tarde como animais domésticos. O real motivo deste animal ter se tornado um animal doméstico, foi seu total amor e carinho por nós humanos. Ratos, diferente do que pensamos, são animais amáveis e tranquilos e podem ser ótimas companhias.

Comportamento

O comportamento de um rato Twister poder variar, mas em geral, é um rato tranquilo, companheiro e entusiasmado. Adoram petiscos e fazem de tudo para ganhar um, além disso, amam agradar seus tutores, tendo em vista que podem ser adestrados como um cachorro.
Quando um desses chegar na sua casa, diferente dos outros roedores, ele pode ficar com muito medo logo no início. Sem se movimentar muito ou até mesmo sem sair da gaiola, mesmo com ela aberta. Mas isso dura apenas alguns dias, depois que ele estiver tranquilo vai querer sair a todo momento de sua gaiola.
Este pequeno e incrível rato pode impressionar logo de cara. Diferente dos outros roedores, que provavelmente fogem quando soltos, já ele, se aproxima ainda mais. Amam colo, carinho e se possível até mesmo dormir junto. Assim como os cães, eles também lambem os humanos para demonstrar afeto. Uma característica um tanto quanto surpreendente para um roedor. Algumas vezes até mesmo podem soltar algumas cócegas, mas acalmam quando recebem carinho.
Além de seu afeto fora do comum, ele ainda pode ser muito bem adestrado. O aprendizado deve ser contínuo, mas com algum esforço e alguns petiscos eles podem aprender a jogar basquete, praticar exercícios de comando e até mesmo praticar circuito de inteligência. Essas características demonstram que os roedores podem ser ótimas companhias até mesmo dos criadores mais experientes.

Alimentação

Diferente do que muitas pessoas pensam, os ratos não devem se alimentar de queijos, pois na natureza em que o rato é originário, o queijo não existe. Na verdade, o rato seleciona sua comida com frutas e sementes. Sua alimentação deve ser muito bem selecionada, rações extrusadas e frutas fazem parte da alimentação de um Twister, uma alimentação completa e balanceada.
Petiscos devem ser oferecidos apenas em alguns casos, como no adestramento desses ratos. Deixar que ele se acostume com as rações extrusadas é o ideal para não se ter ratinhos dengosos.

Forragem

Esses ratos, são em sua grande maioria tranquilos quanto a forragem, o ideal é utilizar estopas e pequenas mantas para que eles fiquem tranquilos, utilizando como rede ou balanço, o chão deve conter serragem ou areia de gato. Ainda não foi comprovada a alergia em ratos Twister com essas forrações.

Cuidados

Os cuidados básicos de um Rato Twister, além de levar no veterinário de 6 em 6 ou de 12 em 12 meses, é de acompanhar todo seu desenvolvimento sem deixar passar suas evoluções.
Além dos exercícios, eles nãos gostam de ficar sozinhos e necessitam de uma boa companhia. Casais nunca são recomendados, já que os ratos se bem ensinados podem se socializar tranquilamente com ratos do mesmo sexo. Mas outras espécies de ratos e demais roedores, não devem compartilhar o mesmo ambiente.
São roedores noturnos, mas não costumam fazer muito barulho. Se estiver solto dentro de um quarto, provavelmente ele subirá a cama para deitar ao lado de seu tutor. Tomar cuidado para que seu pet não seja esmagado é muito importante. Por isso, deixar sempre a gaiola fechada tem suas vantagens.

Reprodução

São roedores extremamente reprodutores. Essa reprodução em massa, se dá pelo fato de que na natureza, os roedores são prezas de outros animais, a sua proliferação rápida é importante para que a biodiversidade funcione. Mas dentro de casa não é bem assim. Por não termos um ambiente natural, esses filhotes podem ficar sem um local adequado para viver. Pensar duas vezes antes de decidir é fundamental.
Com 3 meses de idade a fêmea já pode ficar prenha, o acasalamento pode acontecer em qualquer hora e se conter muitos machos com uma fêmea, podem haver várias cruzas até que seja escolhido um macho. A gestação dura em torno de 22 a 24 dias, com ninhadas de 7 a 12 filhotes e em torno de 10 ninhadas por ano. Não é ideal tocar nos bebes depois do nascimento, pois a mamãe pode estranhar os filhotes.

Espaço

Como um dos maiores roedores pets, eles necessitam de grandes gaiolas e que contenham muitos brinquedos. Gaiolas para ratos Twister são específicas para a espécie. Espaço para correr, escalar, brincar e até mesmo dormir podem fazer muita falta no cotidiano.

Lembre-se, dê muito amor e receba mais amor!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *