Espécie muito comum no aquarismo e indicado para aquaristas iniciantes devido sua rusticidade. Deve-se manter esta espécie em cardumes com no mínimo 5 peixes.
Aparência Geral
Os Tetras Pretos possuem um corpo em formato aproximadamente tetragonal e cor predominante prateada, com suave degradê que progride da cor mais clara no nariz até a cor mais escura, quase preta, na nadadeira ventral. Duas barras verticais de cor preta, uma logo após as guelras, outra mais ao centro do animal, são características marcantes e distintivas desta espécie. Existem algumas variedades como a dourada, variedades albinas (branco de olhos vermelhos) e semi albinas (branca de olho preto). Chegam a medir entre 4 a 7 centímetro de comprimento.
Personalidade
Pacífico e gregário. Embora não seja necessariamente agressivo com outras espécies de peixes, os tetras-pretos podem apresentar comportamento agressivo entre os próprios elementos do cardume, sendo os peixes menores e mais fracos sujeitos a perseguição e mordidas dos peixes superiores e dominantes. Com outras espécies de peixes são pacíficos, podendo ocasionalmente mordiscar peixes lentos ou de nadadeiras longas. Deve manter no mínimo cinco indivíduos uma vez que preferem viver em cardume.
Alimentação
São onívoros. Alimenta-se de vermes, crustáceos, insetos e secundariamente plantas. Em cativeiro aceitará prontamente alimentos secos e vivos.
Reprodução
Ovíparo. Nas primeiras horas do dia o macho conduzirá a fêmea liberar os ovos que serão fecundados e sua maioria irá para o fundo. Eclodem em até três dias e larvas estarão nadando livremente em até 48h. Pais não cuidam da progênie.
Espaço para criação
O aquário ideal para esta espécie deve se ter no mínimo 54 litros, deve-se deixar um espaço livre para que possam nadar juntos e por ser uma espécie bastaste ativa. A temperatura ideal da água é de 20° a 30° graus célsius e deve apresentar um pH entre 6,0 e 7,4.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.