Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

RÉPTEIS

Tartaruga Tigre D’agua

31 de Março, 2020
4 min de leitura
Tartaruga Tigre D’agua
Junte-se a mais de 5.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Se você tem crianças em casa e está e busca de um novo pet, as tartarugas ou quelônios, são ótimas opções por serem tranquilas, divertidas, fascinantes não dão muito trabalho e além disso são relativamente resistentes.

Aparência Geral

As tartarugas tigre d’agua são bastante marcantes na sua coloração, em sua maioria verde, os destaques se dão para as rajadas em amarelo e laranja. Fazendo um contrate incrível e que deixam elas ainda mais bonitas. Quanto ao tamanho, esta espécie chega a medir até 30 cm, portanto, não se engane ao adquirir um desses animais, eles geralmente são vendidos bem pequenos, medindo aproximadamente 5 cm. E ocorre que quando são bem cuidados tende a chegar em um tamanho mediano.

Alimentação

Elas se alimentam das chamadas rações flutuantes que como o nome sugere fiquem boiando na superfície da água. Isso ocorre porque embora tenham hábitos terrestres e aquáticos, as tartarugas preferem comer dentro da água, por isso, na hora de alimentá-las não adianta colocar a ração na plataforma.

Vale se destacar que as rações prontas são a melhor opção de garantir uma nutrição balanceada para esses pets onívoros. Mas, se quiser dar um agrado, os crustáceos gammarus também pode ser oferecido.

Aquaterrário

Esta vai ser a casa da sua tartaruga-tigre-d ’água, por isso, de preferência, o aquaterrário deve ser comprado junto com a tartaruga, ou pelo menos no mesmo dia. Ele é essencial, pois, assim como os demais répteis e os peixes, a tigre d’água também regula sua temperatura interna a partir da temperatura do ambiente. Para que ocorra corretamente o funcionamento de seu metabolismo depende de uma específica temperatura que deve ser entre 28°C e 29°C.

Na hora de comprar o terrário o melhor modelo é com semelhança a um aquário, com bastante água, mas com uma plataforma seca para que o pet possa relaxar e tomar sol. Esta espécie precisa de pelo menos 15 minutos de sol ao dia, só assim conseguem absorver vitamina D suficiente para se desenvolverem forte e manter a absorção de cálcio corretamente. Como muitos vidros têm filtro contra raios UV, o ideal é equipar o terrário com uma lâmpada especial para répteis, que deve ser ligada somente nos minutos do “banho de sol” e depois recomenda-se deixá-la desligada. Fique atento ao tamanho do terrário, diferentemente do que muitos pensam elas crescem até 30 cm, ou seja compre um modelo grande se não quiser trocá-lo em breve. Lembre-se que tartaruga tigre d’água são terrestres e aquáticos.

Como pets, répteis são conhecidos por não fazer muita sujeira, mas, no caso da tartaruga-tigre-d ‘água, cuidar do terrário delas é o mesmo que se faz com um aquário. Assim como ocorre no lar dos peixes, matérias orgânicas colocadas dentro da água acabam apodrecendo até tornarem-se tóxicas, por isso, o ideal é que no aquaterrário contenha um filtro para fazer a limpeza contínua da água. Lembrando que deve ser trocada a água regularmente. Neste sentido, nunca coloque água direto da torneira, antes disso, aqueça e prepare a água com condicionadores anticloro usado em aquários. A temperatura mais baixa pode causar choque térmico, enquanto o excesso de cloro pode acabar intoxicando a tartaruga.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *