Os Shiba são ótimos cachorros de guarda, alerta, ágil, carinhoso e muito leal. Vem conquistando cada vez mais admirados no Brasil por sua fofura.
Resumo Histórico
O Shiba foi uma raça primitiva do Japão desde remotos tempos. A palavra “Shiba”, originalmente, se referia a alguma coisa “pequena”, um “cão pequeno”. Seu habitat natural eram as áreas montanhosas do Japão, em frente ao mar e era utilizado como cão de caça para animais pequenos e pássaros. Haviam ligeiras diferenças na raça, de acordo com os lugares onde eram criados. Como Setters Ingleses e Pointers Ingleses foram importados da Inglaterra entre 1868- 1912, a caça tornou-se um esporte no Japão e acasalamentos de Shibas com estes cães ingleses prevaleceram. Um Shiba puro ficou raro, e, entre 1912-1926, mesmo limitados em suas áreas, ficaram absolutamente escassos. Caçadores e outras pessoas mais cultas ficaram preocupadas com a preservação do puro Shiba a partir de 1928 e a preservação criteriosa de um número limitado de linhagens desses cães começou, e o padrão da raça foi finalmente unificado em 1934. Em 1937 a Shiba foi declarado um “Monumento Natural”, depois que a raça foi criada e aperfeiçoada para se tornar a raça superior, como hoje é conhecida.
Aparência Geral
Cão de tamanho pequeno, bem balanceado, de boa ossatura com músculos bem desenvolvidos. Constituição sólida. De ação rápida, livre e bonita.
Personalidade
Ousado, independente e obstinado esta é uma raça que vive ao ar livre, ainda que bem calmo, carinho e bem leal dentro de casa. Esta é uma raça que adora perseguir pequenos animais e sempre pronta para aventuras. Zela pelo seu território e sempre em alerta.
Preço
Atualmente, seu valor médio de comercialização é R$ 6.000,00 podendo variar de canil para canil e conforme a procedência do animal.
Fonte de pesquisa: cbkc.org
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.