O São Bernardo é descrito com um cachorro muito poderoso, mas por trás disso existe um cão muito carinho, sereno e amigável, é daqueles que só tem tamanho para guarda um enorme coração.
Resumo Histórico
No alto da grande passagem de São Bernardo, 2469 metros acima do nível do mar, um hospício foi fundado por monges no século 11 como um lugar de refúgio para viajantes e peregrinos. Lá, grandes cães de montanha foram mantidos desde os meados do século 17 para a guarda e proteção. A existência de tais cães foi documentada pictoricamente desde 1695 e em um documento escrito no hospício no ano de 1707. Os cães logo foram em uso como cães de companhia e especialmente como cães de resgate para os viajantes perdidos na neve e em nevoeiros. As crônicas sobre as numerosas vidas humanas salvas por estes cães da “morte branca”, publicadas em diversos idiomas, e os relatórios verbais dos soldados que atravessaram a passagem com o exército de Bonaparte em 1800, difundiram o fama do São Bernardo, chamado naquele tempo de cão Barry, por toda a Europa durante o século 19. O lendário cão «Barry» tornou-se o epítome do cão de resgate. Os antepassados diretos do São Bernardo eram os grandes cães de fazenda comuns naquela região. Dentro de algumas gerações e visando um tipo ideal definido, estes cães foram desenvolvidos para o atual tipo de raça. Heinrich Schumacher, da cidade de Holligen, perto de Berna, foi o primeiro a começar a emitir documentos genealógicos para seus cães em 1867. Em fevereiro de 1884 o “Schweizerisches Hundestammbuch” (SHSB), o livro de registro suíço, foi iniciado. O primeiro registro foi a São Bernardo “Leon”, e os 28 registos seguintes também foram de São Bernardos. No dia 15 de março de 1884, o St. Bernards-Club foi fundado na Basiléia. Por ocasião de um congresso canino internacional em 2 de junho de 1887, o cão São Bernardo foi oficialmente reconhecido como uma raça suíça e o padrão da raça foi declarado como obrigatório. Desde então, o São Bernardo tem sido considerado como o cão nacional suíço.
Aparência Geral
Existem duas variedades do São Bernardo:
- Variedade de pelo curto (pelagem dupla, “Stockhaar”).
- Variedade de pelo longo.
Ambas as variedades são de tamanho considerável e de aparência impressionante. Têm um corpo equilibrado, poderoso, resistente, muscular com cabeça impressionante e uma expressão facial de alerta.
Personalidade
Esta raça é muito calma, paciente e bondoso, a quem diz que por este seu temperamento ele serve para ser um ótimo cão de guarda e uma ótima baba para as crianças. Para que eles tenham sempre está tranquilidade é muito importante que pratiquem muito exercícios e treinamento.
Preço
Atualmente, seu valor médio de comercialização é R$ 1.500,00 podendo variar de canil para canil e conforme a procedência do animal.
Fonte de pesquisa: alkc.org.br
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
[…] – São Bernardo, Scottish […]