Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

PEIXES

Rodostomus ou Rodóstomo

25 de Março, 2020
2 min de leitura
Rodostomus ou Rodóstomo
Junte-se a mais de 5.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Espécie bastante comum no aquarismo, apresentam um comportamento e uma beleza bastante chamativas, principalmente quando mantidos em aquário densamente plantado. É um dos tetras mais cardumeiros que se tem notícia e quando mantidos em 10 ou mais espécimes em um bom espaço, formam um belo e divertido cardume.

Aparência Geral

Espécie com um corpo fusiforme, com uma coloração prata translúcido, mas em alguns peixes podem aparecer escamas verde-iridescentes que frequentemente correspondem à fontanela, com nadadeiras transparentes, exceto caudal que é adornada em preto e branco com linhas horizontais, com duas listras horizontais pretas sobre cada lóbulo da barbatana caudal e nos espaços entre elas listras brancas, sendo a contagem total de listras pretas cinco, uma linha negra ocupa a porção central da nadadeira anal, a cabeça é vermelha, iridescente no brilho, continuando com o vermelho na íris do olho, e parte da coloração vermelha estende-se para além da cabeça sobre o opérculo e algumas escamas da secção anterior do corpo propriamente dito. Chegam a medir até 5 centímetros de comprimento.

Personalidade

É uma espécie bastante pacífica, podendo ser mantido em aquário comunitário. Ficam melhor quando mantidos em cardume de pelo menos 10 espécies ou mais em aquário de porte grande, mostrando seu verdadeiro comportamento gregário e beleza. Deve-se evitar inseri-los com peixes agressivos ou muito maiores.

Alimentação

São onívoros, então aceitará praticamente qualquer tipo de alimento, desde secos até vivos.

Reprodução

Ovíparo. Fêmea liberará ovos rente a substrato ou vegetação, quando serão fecundados imediatamente pelo macho. Eclosão ocorre em até 48h. Pais não cuidam da progênie

Espaço para criação

O aquário deve ter no mínimo 96 litros, com substrato preferencialmente arenoso, raízes e folhas secas podem ser utilizados na ornamentação do aquário, fidelizando com seu ambiente natural. Iluminação moderada desejável. A temperatura ideal da água é de 24° a 30° graus célsius e deve apresentar um pH entre 5,5 e 7,0.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *