Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

PEIXES

Ramirezi

25 de Março, 2020
2 min de leitura
Ramirezi
Junte-se a mais de 5.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

É um peixe curioso que passa a maior parte de seu tempo abocanhando o substrato procurando algo para comer. São bastante usados no aquarismo e nos estudos de comportamentos.

Aparência Geral

Apresenta coloração predominante azul com tonalidades de amarelo, laranja e uma mancha preta em ambos flancos. Existem variedades desenvolvidas em cativeiro como o German Blue, elétric blue, balão, véu, super pérola e ouro. Chegam a medir de 3 a 4 centímetros de comprimento.

Personalidade

É uma espécie pacífica e tímida, podendo ser mantido em aquário comunitário. Quando juvenis são gregários, uma vez que atingem a maturidade sexual tende a formar casal se tornando territoriais com indivíduos da mesma espécie. Evite inseri-los com peixes rápidos ou agressivos. Infelizmente estas espécies ( Elétric blue, Balão, Véu, Super pérola e Ouro) tendem a ser inerentemente fracas e bastante suscetíveis a doenças devido ao uso de hormônios com grandes quantidades de carotenoides e proteínas para acelerar o crescimento e intensificar a coloração, diminuindo sua expectativa de vida, com exceção a variedade German Blue.

Alimentação

São onívoros. Em cativeiro aceitará prontamente alimentos secos e vivos. Normalmente comem o substrato peneirando e selecionando itens comestíveis e descartando o restante do material sendo expelido através das guelras e boca. Deve-se fornecer alimentos vivos periodicamente como artêmias como complemento alimentar.

Reprodução

Ovíparo. Desovam no substrato ou superfícies planas de plantas, rochas ou raízes. Após ritual de acasalamento a fêmea irá liberar ovos adesivos que serão fertilizados imediatamente pelo macho. Ovos eclodem em 2 ou 3 dias nadando livremente após cerca de 5 dias. Apresentam cuidado biparental.

Espaço para criação

O aquário deve ter no mínimo 54 litros, com substrato preferencialmente arenoso e macio, desejável possuir bastante raízes e densa vegetação. A temperatura ideal da água é de 24° a 30° graus célsius e deve apresentar um pH entre 4,5 e 7,0.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *