Ainda hoje existem muitas dúvidas em qual a melhor forragem para os gerbis em seus terrários e gaiolas, pois este assunto ainda causa muitas discussões em muitos lugares, então vamos ajudar a escolher a melhor maneira de forrar seu terrário sem prejudicar a saúde de seu animal.
Para iniciar devo dizer que qualquer padrão internacional de forragem não é avaliado, já que no Brasil essas forragens não são encontradas. Sabemos que hoje em dia existe grande falta de conhecimento, tanto da parte do criador quanto dos vendedores.
Pets Shops
Para sabermos o porque que este problema ocorre, devemos notar a falta de informação de quem trabalha nos pets shops do Brasil. Vendem produtos relacionados aos animas e indicam sem nenhum conhecimento. No caso dos gerbis, muitas vezes só são reconhecidos pelo seu apelido “esquilo da Mongólia”.
Este problema nos assusta muito já que os pet shops em sua grande maioria, não estão preocupados na qualidade de vida do animal, mas sim na venda. E quando estamos falando de uma vida, é uma infração grave contra os animais. E ainda hoje muitos leigos usam os pet shops para tirar informações erradas sobre as criações.
Mas voltando ao assunto, por conta de toda essa falta de conhecimento, “profissionais” da área pet recomendam serragem como uma forragem para gerbis. Também já conheci criadores que utilizam esta forragem, já que é mais barata e muito simples de retira-la. Vendo este problema e as discussões por todas as redes sociais, decidi então falar um pouco da minha experiência como criador desta espécie.
Efeitos da serragem
Logo que iniciei, escutei muito “profissionais” do ramo pet e comprei serragem para forrar o terrário, mas logo depois de muita pesquisa e de avaliações práticas, notei que os gerbis estavam sentindo alergia de algo. Além da alergia notei que a pelagem se tornou muito oleosa e arrepiada. Fui logo pesquisar quais os motivos e descobri que a serragem era a grande vilã.
Mas para escrever este artigo, tenho que me jogar contra a opinião de alguns veterinários, mas a favor da maioria, com minha experiência como criador, descobri que nem todos são alérgicos, mas em todos os casos o pelo é altamente afetado. Para tirar essa conclusão, deixei quatro em terrários diferentes com serragem e apenas um não ficou alérgico, mas todos ficaram coma pelagem oleosa.
Serragem faz mal a saúde
A serragem é um produto que tem várias procedências, algumas podem não fazer mal, mas as encontradas em pet shops são em sua maioria de péssima procedência, focadas em vendas, pois serragens de boa procedência costumam ser caras e nada atrativas para quem compra. Logo o produto escolhido sempre será o mais barato (algo rotineiro quando se trata de roedores).
Mas existem alguma forragem que possa ser utilizada sem problemas?
De fato, as melhores forragens só são encontradas fora do Brasil, a não ser que você tenha estrutura para criar a sua própria forragem, notando quais os melhores materiais, com certeza esse problema seria resolvido. Mas a forragem que considerei mais prática foi a areia de gato.
Bem, agora que indiquei uma forragem alguns podem dizer que ela também causa alergia, e isso não é mentira, mas se formos fazer uma comparação, a serragem afeta o animal sempre com mais frequência. A areia de gato a princípio é muito boa e não é tão prejudicial quanto a serragem.
Para utilizar a areia de gato é bom se atentar em trocar a areia de 10 a 12 dias, pois a areia de gato após esse período torna-se fedida e tão alérgica quanto a serragem, por isso é sempre importante manter o terrário bem limpo. Mas em todos os gerbos da minha criação a pelagem é limpa e muito brilhosa, ou seja, a areia de gato não danifica a pelagem.
Existem outras opções?
Sim, existe uma técnica que adotei para evitar que tenham contato direto com a areia de gato, então utilizei uma camada superior de feno, embora ele tenha uma validade menor no quesito cheiro.
Ainda assim, existem outras milhares de maneiras de forrar um terrário sem causar problemas, o importante é ter disposição para testar até chegar na que melhor se encaixa com seus bichinhos.
Lembrando que nosso artigo fala especificamente dos gerbis, ratos e hamsters são animais com características totalmente diferentes. Aos criadores deste, fiquem atentos e sempre recomendem aos novos criadores as melhores soluções para dar ao gerbil a melhor vida possível.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.