Este pequeno cão é famoso por possuir uma característica que nem o seu nome a nega. Seu corte padrão o deixa com uma surpreendente juba, que imita um grande leão, sem o grande.
Resumo Histórico
Na Catedral de Amiens, cuja construção remonta ao século XIII, podem-se ver, esculpidos em pedra, dois Pequenos Cães Leões os quais representam perfeitamente a raça. No século XV, sua característica silhueta foi muitas vezes representada em tapeçarias. A raça foi apreciada pelas damas da corte de Borgonha. Foi especialmente no século XVII que a raça era frequentemente representada em obras de pintores. No século XVIII, Buffon descreve isto com muita precisão em seu (livro) “Histoire Naturelle” (“História Natural”), salientando a sua raridade. No mesmo período, o sueco naturalista Linné também a menciona. O Pequeno Cão Leão foi inicialmente chamado de “Bichon Pequeno Cão Leão”. O Clube Francês da Raça foi fundado em 18 de novembro de 1947.
Aparência Geral
Um pequeno cão inteligente, animado e com uma expressão vivaz e alerta; no geral robusto, com boa ossatura, corpo curto e bem proporcionado, cabeça portada alta e silhueta afinada. O movimento é orgulhoso e determinado, acentuado pela flutuante juba da tosa de leão; as áreas não aparadas devem ser completamente naturais e de nenhuma forma elas podem ser moldadas. A tosa de leão é obrigatória em exposições.
Personalidade
Este cão pode impressionar por sua beleza, mas principalmente por sua inteligência. Pois este pequeno leão sabe muito bem que deve obedecer ao seu tutor, por isso está sempre atendo para receber ordens.
Preço
Atualmente, seu valor médio de comercialização é R$ 3.400,00 podendo variar de canil para canil e conforme a procedência do animal.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.