Como já diz seu nome, suas características físicas e históricas estão muito calaras, são originárias do México e são desprovidas de pelo, isso mesmo zero pelos.
Resumo Histórico
Sua origem é muito antiga. A carne do “Xoloitzcuintle” ou “Xoloitzcuintli”, em linguagem “Nahuatl”, “Xoloitzcuintle” em espanhol, era considerada um manjar no México Pré-Hispânico, que os indígenas mexicanos comiam em cerimônias especiais como um ritual às suas crenças, e foi considerado como o representante do Deus “Xolotl”, de onde obviamente provém seu nome. Sua missão era guiar a alma dos mortos até o seu destino eterno, por conseguinte, chegou a ser escasso, a tal ponto que a raça esteve perto de extinção. A Federação Canófila Mexicana resgatou a raça nativa e utiliza um Xoloitzcuintle em seu logotipo desde o ano de 1940. A variedade sem pelo desta raça também é conhecida como Cão Pelado Mexicano; a variedade com pelo era conhecida pelos indígenas como “Itzcuintle”.
Aparência Geral
O Xoloitzcuintle é um cão primitivo, moldado pela evolução, passando pela conformação geral, é muito atraente, delgado e elegante, moderado em todos os aspectos, expressa velocidade, harmonia e força sem parecer tosco. Possui um contorno limpo, tem um corpo muito proporcionado, o peito é amplo, costelas bem arqueadas, extremidades e cauda são longas. Há duas variedades na raça, sem pelo e com pelo, ambas idênticas em conformação exceto pela pelagem e dentição.
Variedade sem pelo: A característica principal é a ausência total ou quase total de pelo, com uma pele suave e lisa. Uma característica particular é que a dentição é quase sempre incompleta, associada com um gene congênito da ausência do pelo.
Variedade com pelo: Muito atraente, completamente coberto, muito curto. O pelo deve ser justo, liso e curto sem subpelo. A variedade com pelo deve ter as mesmas proporções harmoniosas da variedade sem pelo, em conformação, a dentição deve ser completa (42 dentes) desenvolvidos normalmente e em posição normal.
Personalidade
Esses cães costumam ser muito calmos, quase nunca apresentam agressividade, pois são muito tranquilos, gostam muito de brincadeiras, mas por possuírem pouco ou nada de pelo podem ser muito frágeis a regiões mais frias.
Preço
Atualmente, seu valor médio de comercialização é R$ 4.000,00 podendo variar de canil para canil e conforme a procedência do animal.
Fonte: cbkc.org
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.