Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

PEIXES

Peixe Espada

25 de Março, 2020
2 min de leitura
Peixe Espada
Junte-se a mais de 5.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Muito comum em aquários, existem diversas linhagens domésticas, raramente sendo encontrado em uma variedade pura. Encontramos diversas variedades reproduzidas em cativeiro, em seu ambiente natural também existem diversas subespécies, algumas ainda por classificar.

Aparência Geral

Esta espécie apresenta várias cores e mistura de cores, incluindo o vermelho, verde, preto e albino, embora o mais conhecido seja a variedade vermelha. Apresenta corpo esverdeado com uma linha vermelha ao longo de toda extensão da sua linha lateral, além da nadadeira caudal alongada com duas listras negras em suas bordas. Chegam a medir entre 10 a 16 centímetros de comprimento.

Personalidade

É uma espécie pacífica tanto com indivíduos de outras espécies como os da mesma espécie, exceto em época de reprodução quando os machos podem se tornar agressivos entre si ou quando inseridos em pouco espaço. Alguns peixes podem mordiscar as nadadeiras de peixes lentos ou de longas nadadeiras, tal comportamento é bastante variável e mais frequente quando mantidos em pequenos aquários. O indicado é um macho para duas fêmeas.

Alimentação

São onívoros, em seu ambiente natural alimentam-se de vermes, crustáceos, insetos e matéria vegetal. Já em cativeiro aceitará praticamente qualquer tipo de alimento, desde seco até alimentos vivos como pequenos crustáceos e micro vermes.

Reprodução

Vivíparo. Período de gestação varia entre 24 a 30 dias, fêmea produz de 20 a 200 larvas, dependendo de sua idade e pode liberar as larvas parceladamente. Fêmeas mais novas tendem a produzir menos. Macho irá fertilizar a fêmea, onde as larvas nascerão cerca de 28 dias, neste período se desenvolvem internamente na fêmea e quando expelidos já nascem formados e nadando livremente; duração do parto pode variar de duas a mais de dez horas. O intervalo entre os primeiros partos pode ser irregular e acontecer entre os 27 e os 90 dias.

Espaço para criação

O aquário deve ter no mínimo 80 litros para um trio, e se for comunitário de preferencia que seja de 100 litros, pode-se usar algumas rochas e plantas rústicas, formando refúgios devidamente apreciados pela espécie.  A temperatura ideal da água é de 22° a 28° graus célsius e deve apresentar um pH entre 7,0 e 8,0.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *