Um cão excelente, muito determinado em suas tarefas, gosta muito de proteger seu território, além de ser um cão rústico e muito belo.
Resumo Histórico
O Pastor do Cáucaso é considerado uma raça que teve a sua origem a partir de antigos cães Caucasianos. A expansão da raça abrange territórios desde a Faixa do Cáucaso e das regiões de estepes do sul da Rússia. A evolução da raça não foi apenas um resultado da seleção natural, mas, também, foi influenciada pelas nações que habitavam a região do Cáucaso. Historicamente, cães Pastor do Cáucaso foram usados para guardar e proteger os rebanhos e as habitações de animais de rapina e predadores. A primeira menção de cães molossóides de grande porte usados pelo exército do Czar Armenio Tigran II data do primeiro século A.C. Trabalhos de seleção com a raça foram iniciados na URSS em 1920. Características obrigatórias, como a energia física, a autoconfiança, a coragem, uma audição agudamente desenvolvida, boa visão e uma densa e impermeável pelagem foram cultivadas no processo de seleção. Todas estas características, bem como a sua resistência, permitem que as pessoas usem os cães Pastores do Cáucaso em todos os tipos de condições climáticas, incluindo as mais rigorosas.
Aparência Geral
Os Pastores do Cáucaso são de construção harmoniosa, cães grandes e fortes, com boa ossatura e poderosa massa muscular; de formato ligeiramente retangular. O dimorfismo sexual é bem pronunciado. Os machos são masculinos, com cernelha bem desenvolvida e uma cabeça maior em comparação com as fêmeas. Eles também são mais maciços, maiores e com o corpo mais curto que as fêmeas. Em cães com variedade de pelo mais longo os machos tem uma juba distintamente pronunciada.
Personalidade
Este cão costumar ter um comportamento estável, muito ativo a noite quando usa suas características de um cão de guarda, mas sabe muito bem se comportar. São cães de trabalho e gostam realmente de exercer sua função de pastoreio e proteção de todos.
Preço
Atualmente, seu valor médio de comercialização é R$ 6.000,00 podendo variar de canil para canil e conforme a procedência do animal.
Fonte de pesquisa: cbkc.org
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.