Este peixe deve ser mantido em cardumes numerosos para que se sintam mais confiantes. Considerado um dos mais bonitos peixes de aquário e um dos mais difícil de ser mantido, por exigir parâmetros corretos da água e não suportar variações de ph e temperatura.
Aparência Geral
Este peixe é listrado horizontalmente em todo seu comprimento, em três cores: castanho, azul brilhante e vermelho. As barbatanas são transparentes. O corpo da fêmea é mais longo do que o do macho. Chega a medir entre 4,5 a 5 centímetros de comprimento.
Personalidade
É um peixe considerado pacífico e altamente sociável.
Alimentação
Come de tudo desde alimentos vivos como larva de mosquito e artêmia, naturais como coração de boi cru e finamente raspado.
Reprodução
Ovíparo. Fêmeas liberam seus ovos durante a estação chuvosa. O ritual de acasalamento ocorre com o macho nadando próximo a fêmea forçando a liberar os ovos na água, uma vez liberados são fertilizados em seguida. São liberados cerca de 500 ovos que irão afundar ou aderir a plantas (disseminação livre). Ovos eclodem em cerca de 24 a 30 horas após e as larvas estarão nadando livremente em cerca de 3 a 4 dias. Os ovos são fotossensíveis, sendo liberados em locais sombreados. Larvas também são fotossensíveis, e pelo menos nos sete primeiros dias de vida são habituados a presença da luz de forma gradual.
Espaço para criação
Usar aquário de no mínimo 40 litros. É indicado um aquário rico em vegetação. A temperatura ideal da água é de 24° a 30° graus célsius e deve apresentar um pH entre 4,0 e 7,0.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.