Peixe ornamental muito comum no aquarismo, pacífico com outras espécies, ideal para um aquário comunitário. Passam grande parte do tempo limpando algas dos vidros e da decoração, devido à necessidade de componentes vegetais na sua alimentação.
Aparência Geral
Esta espécie possui um corpo robusto e suas nadadeiras não são alongadas, mas arredondadas. A nadadeira dorsal, principalmente entre os indivíduos híbridos, pode ser alta e angular. O macho é menor e mais colorido do que a fêmea, além de apresentar nadadeira anal adaptada em forma de gonopódio, já as fêmeas são maiores e mais roliças. Chega a medir entre 4 a 6 centímetros de comprimento.
Personalidade
São pacíficos com outras espécies, porém podem ser agressivos entre si quando introduzido um número maior de machos, devendo ser mantido a proporção de duas ou três fêmeas para cada macho.
Alimentação
São onívoros, então aceitará prontamente alimentos secos e vivos, devendo ser fornecido matéria vegetal regularmente.
Reprodução
Vivíparo, fecundação interna. Fêmeas podem armazenar espermatozóides dos machos para fertilizar mais tarde e produzir alevinos parceladamente em curtos períodos. Após o período de gestação, que pode variar entre quatro a oito semanas, fêmeas dão a luz a filhotes já formados (cerca de 20 a 150). Não ocorre cuidado parental. São extremamente prolíferos e se reproduzem facilmente.
Espaço para criação
O aquário deve ter no mínimo 96 litros, plantas são muito bem vindas, as mais recomendadas são as volumosas e de folhas finas que oferecem importantes esconderijos para os filhotes, entre elas estão a Rabo de raposa, Pinheirinho, Elódea, Cabomba, Sinemá entre outras, o substrato do aquário pode conter material alcalinizante, como dolomita ou conchas. A temperatura ideal da água é de 18° a 28° graus célsius e deve apresentar um pH entre 7,4 e 8,6.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.