Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

PEIXES

Limpa Vidro

25 de Março, 2020
2 min de leitura
Limpa Vidro
Junte-se a mais de 5.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Muito popular no aquarismo, muitas vezes são vendidos como peixes faxineiros que se alimentam de restos de alimentos ou fezes de outros peixes. Embora possam se alimentar de rações que cheguem ao substrato, sua dieta primaria consiste em raspar algas que ficam aderidas sobre superfície de vidros, plantas ou qualquer outro adorno do aquário. Recentemente ganhou um gênero próprio (Macrotocinclus), porém, o binomial Otocinclus affinis permanece como sinônimo válido.

Aparência Geral

Peixe longo e fino, coberto de 23 a 24 placas ósseas que se sobrepõem substituindo as escamas, a cabeça é relativamente plana e termina com uma boca em forma de ventosa, sua barriga é branca ou levemente amarelada, apresentam uma faixa preta longitudinal desde sua boca até o pedúnculo caudal, também apresentam raios duros nas nadadeiras peitoral e dorsal que servem como defesa contra predadores. Chegam a medir entre 3 a 5 centímetro de comprimento.

Personalidade

Tem um comportamento extremamente pacífico, ignorando outros peixes do aquário. Deve ser mantido em um cardume de pelo menos seis indivíduos para que se sintam mais seguros e mostrem seu comportamento natural. Evitar criar com peixes de menor porte, pois serão alvos fáceis por ficarem expostos constantemente.

Alimentação

São herbívoros, se alimentam de algas macias, principalmente diatomáceas. Em aquário, é recomendado variar sua alimentação com verduras descascadas como abobrinha, cenoura, batata e pepino, além de rações específicas para peixes de fundo.

Reprodução

Ovíparo. Fêmeas liberam ovos adesivos em superfície plana que serão fertilizados pelo macho. Ovos eclodem em até dois dias quando os alevinos permanecem no saco vitelínico se alimentando deste. Estarão nadando após cerca de dois ou três dias. Não há cuidado parental.

Espaço para criação

O aquário deve ter no mínimo 54 litros, densamente plantado, uma vez que passa a maior parte de seu tempo descansando ou se alimentado de algas sobre folhas, vidros e outros objetos do aquário. A temperatura ideal da água é de 20° a 28° graus célsius e deve apresentar um pH entre 5,5 e 7,4.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *