O Lhasa Apso é um cachorro que adora o seu tutor, embora sejam confundidos com os Shih Tzus são muito diferentes em fisionomia e comportamento, gostam de estar por perto, são alegres e divertidos. Com todo o seu charme e longos pelos podem ser uma ótima opção para quem quer carinho e apego.
Resumo Histórico
O Lhasa Apso veio do Tibet, onde muitos vivem em altitudes elevadas e o clima pode ser rigoroso. Ele tinha que ser um pequeno cão resistente para suportar essas condições, e isso teve uma grande influência sobre seu desenvolvimento. Seu pelo longo e áspero com seu denso subpelo agiam como isolantes durante o inverno, e a queda do pelo sobre os olhos os protegiam do vento, poeira e luminosidade. O Apso é uma das muitas raças do Oriente que vieram para o Ocidente. Os primeiros Apsos chegaram à Grã-Bretanha no início de 1920 e logo estavam sendo exibidos em Londres. Quando eles foram vistos pela primeira vez na Grã-Bretanha foram confundidos com outros cães peludos Orientais e todos foram rotulados de “Lhasa Terriers”. Mais tarde se estabeleceu uma distinção, especialmente entre os Apsos e os Terriers Tibetanos, que se pensa terem sido os antecessores dos Apsos. Um clube da raça Lhasa Apso foi criado na Grã-Bretanha em 1933.
Aparência Geral
Bem balanceado, robusto com pelagem abundante, mas sem excessos.
Personalidade
Apesar de todo o seu charme o Lhasa Apso tem um temperamento forte. Ele é independente, teimoso e corajoso, mas não são muito sociáveis com estranhos. Esta raça é bem ativa, mas pelo seu porte pequeno possibilita o gasto de energia com passeios curtos, brincadeiras no jardim ou em casa. O Lhasa ele é ótimo para quem mora em apartamento. Este cão ama dormir ao lado de seus donos, isto fazendo dele um excelente companheiro.
Preço
Atualmente, seu valor médio de comercialização é R$ 1.400,00 podendo variar de canil para canil e conforme a procedência do animal.
Fonte de pesquisa: cbkc.org
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
[…] 68º – Lhasa Apso […]
[…] Lhasa é uma ótima companhia para crianças. São facilmente confundidos com os Shih Tzu, mas possuem um […]