Primo do Britânico Azul de pelo curto, o Chartreux e o Russo Azul, uma das 4 raças de pelo azul. Não tem tanta popularidade no mundo afora, e mesmo na Europa se tornou raro.
Resumo Histórico
Sua história tem origem no século XIV, quando historiadores encontraram manuscritos Tailandeses que falavam sobre a raça. Na Tailândia foi considerado como um “animal de sorte”, pois onde havia um Korat havia grande fartura. Sua cor indicava riqueza, seus olhos uma boa colheita e o formato de seu rosto um casamento feliz e próspero.
Essa raça chegou a Europa no século XIX, apresentada inicialmente na Inglaterra, não apresentou muito sucesso. Nos EUA, chegou apenas em 1959. Atualmente a raça é reconhecida pela CFA (Cat Fanciers Association), pela TICA (The International Cat Association) e também a CCPA (American Cat Fanciers Association).
Personalidade
O Korat tem uma personalidade muito forte, sendo muito exigente em suas escolhas. Não gostam de dividir seu tutor com outros animais, embora aceite a companhia de outros gatos, sua dominância deve sempre prevalecer. São felinos muito ágeis e gostam muito de ficar em casa, sendo bem caseiros nesse sentido. Crianças mais novas tendem dificuldade a brincar com um Korat, pois prefere crianças maiores. Lidar com estranhos também não é um ponto forte do Korat, que prefere a companhia do seu tutor.
Preço
Atualmente, seu valor médio de comercialização é R$ 3.000,00 podendo variar de criador para criador e conforme a procedência do animal.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.