As Jiboias são répteis da família Boidae, a família onde se encontram as maiores serpentes do planeta. Esta espécie é considerada a segunda maior do território nacional, ficando atrás apenas da sucuri.
Aparência Geral
As jiboias são animais que possuem um grande corpo comprido e cilíndrico. O seu tamanho é uma característica marcante, sendo observados indivíduos de até quatro metros de comprimento, as fêmeas, quando comparadas aos machos destacam-se por apresentarem um tamanho maior.
A coloração das jiboias é variada e dependendo da subespécie, podemos observar diferentes padrões. Algumas por exemplo apresentam a cor cinza predominante, outros a coloração marrom e existem ainda aquelas que possuem coloração bem escura quase no tom de preto. As escamas são pequenas e irregulares. A cabeça é bem destacada do restante de seu corpo e apresenta um formato retangular e os olhos apresentam pupilas verticais. Esse animal apresenta uma musculatura do corpo bem desenvolvida, sendo essa musculatura fundamental para o comprimir o corpo de sua presa.
As jiboias são animais que apresentam uma expectativa de vida relativamente alta, em média, esses animais vivem de 25 a 30 anos.
Alimentação
A jiboia é um animal carnívora, que se alimenta preferencialmente de roedores de pequeno porte, os quais ela mata por asfixia. Também podem alimentar-se de alguns anfíbios, aves, outros répteis como lagartos e também de ovos de outros animais. Sua alimentação pode ser com um intervalo de uma semana a 15 dias.
Recinto e habitat
Para saber quais são as condições perfeitas para sua cobra, é simples, a jiboia por exemplos é originária da região Amazônia, sendo assim, gosta de temperaturas entre 25°C a 30 °C, e fica melhor com umidade do ar entre 40% a 60%. O terrário tem que ser 2/3 do tamanho máximo do animal e 1/3 do tamanho máximo em largura e altura. recomenda-se colocar troncos, substrato e pedras para que se tenha semelhança ao habitat natural e para que ela se sinta bem.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.