Apesar da sua cara de lobo, o Husky Siberiano é um cão muito amigável, gentil, sociável e adora estar na companhia de outros animais e humanos, além de ser muito trabalhador. É um cão muito bonito e adora dias gelados.
Resumo Histórico
Sua origem é desconhecida, mas ele é obviamente do grupo spitz, que evoluiu por centenas de anos como um cão de trenó para esses povos nômades. Durante a corrida do ouro no Alasca, os cães se tornaram parte vital da vida nas regiões do Ártico, e as corridas de cães eram o entretenimento preferido. As corridas de apostas no Alasca, que cobriam mais de 600 km entre Nome e Candle, eram muito populares, e em 1909 os Chukchi trouxeram da Sibéria a primeira equipe de huskies. Menores e mais dóceis do que a maioria dos competidores, eles despertaram pouca admiração, com exceção de um criador, que de tão impressionado, importou 70 cães para treiná-los para a corrida de 1910. Suas três equipes chegaram em primeiro, segundo e quarto lugar, e assim marcaram um momento de incomparável domínio dos Huskies nessa corrida. Ao longo do ano, os cães de mantiveram como puxadores de trenó, mas em 1925 alcançaram seu maior sucesso. Equipes de huskies correram 540 km com soro salva-vidas para a difteria que atingia Nome e foram responsáveis por salvar a cidade. Existe uma estátua em homenagem a esses cães no Central Park. Os primeiros huskies siberianos chegaram ao Canadá e depois aos Estados Unidos por volta dessa época.
Aparência Geral
O Husky Siberiano é um cão de trabalho, de porte médio; rápido e ligeiro. Seu movimento é fluente e gracioso. Seu corpo moderadamente compacto com pelagem densa; suas orelhas eretas e a cauda em pincel revelam sua herança nórdica. Seu andar característico é suave e aparentemente sem nenhum esforço. Sua performance original, no arreio de trenó, é muito eficiente, transportando cargas leves a uma velocidade moderada, atravessa grandes distâncias. As proporções e as formas de seu corpo refletem esse equilíbrio básico de força, velocidade e resistência. Os machos da raça Husky siberiano são bem masculinos, mas nunca grosseiros; as fêmeas, bem femininas, porém, sem demonstrar fragilidade em sua estrutura. Em condições ideais, com sua musculatura firme e bem desenvolvida, o Husky Siberiano não deve parecer pesado.
Personalidade
Divertido, aventureiro, alerta, independente, inteligente, teimoso, gentil, sociável e muito amigável, tudo isto descreve esta raça. Costuma se dar bem com todos, e precisa da companhia de outras pessoas ou de outros animais, pois eles não gostam de ficar sozinhos. Por sua inteligência e disposição o tornam um ótimo companheiro e sempre disposto ao trabalho.
Preço
Atualmente, seu valor médio de comercialização é R$ 3.000,00 podendo variar de canil para canil e conforme a procedência do animal.
Fonte de pesquisa: alkc.org.br
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
[…] – Husky Siberiano, Bichon Frisé, English Toy […]