Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

ROEDORES

Hamster Sírio

21 de Março, 2020
3 min de leitura
Hamster Sírio
Junte-se a mais de 5.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Esse roedor é simplesmente um dos pets mais famosos do mundo, entre os roedores é o número um, dentro das famílias mundo afora. Muito se fala deles, pois, por seu tamanho um pouco maior do que os outros hamsters, o faz uma melhor opção para crianças menores. São facilmente encontrados em pet shops e tem em média um custo baixo em relação aos outros roedores.

Sobre

O hamster sírio como diz seu nome, é um roedor originário dos desertos da Síria, onde por muitos anos manteve sua vida selvagem, mas hoje está em praticamente todo o planeta como um pet. Na natureza tem uma dieta balanceada entre sementes e insetos. Sua super bochecha armazena o máximo de comida encontrada para levar em sua toca. Os sírios tem habito noturno, mas mesmo na natureza essa característica pode variar.
Hoje, existem muitas cores entre eles, mas na natureza o caramelo é a cor mais encontrada, pois essa cor pode camuflar este pequeno roedor de predadores.
A sua falta de rabo atrai muitas pessoas, pois na maioria das vezes, os roedores com rabo grande são confundidos com ratos de esgoto. Uma opinião leiga, mas muito comum entre os criadores de roedores. A falta de informação muitas vezes é prejudicial para todos os pets.
Mesmo na natureza, não podem andar em grupo, sendo comprovado que o mesmo tem hábitos territorialistas. O encontro de dois sírios pode acarretar em sérias brigas que em muitas vezes levam até a morte.

Comportamento

Como dito antes, os hamsters sírios são extremamente territorialistas e não podem viver em um ambiente com outro de sua espécie. Essa junção pode parecer tranquila muitas vezes, mas só o fato de um deles querer sempre fugir e o outro não, já é um sinal muito importante. Se seus hamsters vivem juntos e dormem juntos, isso não é um bom sinal. Hamsters adultos costumam dormir juntos para que nenhum consiga ameaçar o outro sem que sejam acordados, essa situação representa risco. Parece fofo, mas não é.
Sua energia é extrema, um hamster sírio pode passar horas correndo com seus brinquedos, pois no deserto este roedor é acostumado andar muitos quilômetros a procura de comida. Este hábito se mantém muito ativo, principalmente a noite. Então não espere pouco barulho quando todas as luzes tiverem desligadas.
Um hamster sírio é muito apegado a sua família humana, geralmente não se preocupa muito em ser “pegado”. É importante tomar cuidado para não machucar o roedor, pois se isso acontecer, provavelmente seu medo também irá surgir. No mais, é muito tranquilo e fácil lidar com um hamster sírio.

Alimentação

Como os outros roedores, os sírios também necessitam de rações extrusadas, que contém as fontes de vitaminas e minerais necessários para seu desenvolvimento, petiscos nunca podem ser dados como alimento principal. É um erro muito comum em pet shops a venda de sementes como alimento principal, mas essa atitude é extremamente errada. Pois sementes em grandes quantidades pode acarretar muitas doenças e até mesmo a obesidade.
Recomenda-se ração Nutrópica como uma das melhores para hamsters. Também é importante dar uma vez por semana um inseto, larva, frango cozido (sem tempero), ou ovo cozido como fonte de proteína.
Se o porte de ração de seu hamster sírio está sempre vazio, verifique se o mesmo não está levando ração para sua própria casa, pois muitas vezes isso acontece por ser uma característica natural do hamster, armazenar a comida em locais “mais seguro”.

Forragem

Os hamster sírios podem ficar sobre serragem, desde que a mesma tenha boa procedência. Nem todas as serragens são indicadas, quanto mais pó ela solta, menos recomendada ela é. Essa forração deve ser trocada a cada sete dias, pois para mate-la higienizada é necessário uma troca semanal.

Cuidados

Hamsters sírios tendem a ser muito limpos, então não é necessário dar banho. Se o mesmo apresentar mal cheiro, deve ser dado o banho seco, apenas na região de cheiro, sem deixar que a mesma entre em contato com virilha e olhos.
É muito fácil identificar machos de fêmeas, pois os machos contam com a região genital a mostra, o que torna de fácil identificação mesmo que filhote. Entre eles, as fêmeas tendem a ser maiores do que os machos.

Reprodução

Como outros roedores, os hamster sírios podem ser muito reprodutivos. Uma fêmea pode ficar prenha a partir dos quatro meses de idade. Existem casos que isso acontece antes, mas é extremamente precoce, e por vezes podem vir de 4 à 12 filhotes. Um número grande para quem não está preparado para dar um alojamento para cada um deles, quando estiverem grandes.
O macho deve ser separado assim que o cruzamento tenha acontecido. Pois como dito antes, eles são muito territorialistas e a falta de cuidado pode acarretar na morte da fêmea e dos filhotes.
Pegar filhotes na mão é extremante proibido. Pois diferente dos gerbis, os hamster sírios não aceitam os filhotes com qualquer índice de cheiro diferente. A fêmea come os filhotes com o medo de que seja de uma outra fêmea. Essa característica é muito importante para quem quer realmente criá-los. Cuidado com os filhotes, deixe que a mãe faça seu trabalho.
Por fim, não é recomentado a reprodução sem uma especialização e acompanhamento veterinário adequado.

Espaço

O Espaço para um hamster sírio deve ser muito grande, afinal se trata de um roedor grande em comparação com a maioria dos roedores encontrados em pet shops. Duas ou três gaiolas grandes acopladas é o ideal para essa espécie. Terrários e caixas organizados de no mínimo 100 litros é a recomendação. Muitos brinquedos dentro do seu ambiente são necessários, para que o mesmo tenha muita distração durante o dia.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *