Esse Hamster nada mais é quem um dos roedores mais famosos entre os animais de estimação. Por seu tamanho muito pequeno e a quantidade de pelo o Hamster anão Russo é um dos mais fofos do mundo. Hoje em dia ele ainda é chamado de hamster chinês, embora no Brasil não exista criações de hamsters nessa espécie.
Sobre
O hamster anão russo, como diz o nome é originário da Rússia, mas também é encontrado no Cazaquistão. Seu comportamento é muito tranquilo, sua dieta na natureza varia entra pequenos insetos e algumas sementes. Os anões russos não gostam muito de viver em bando, mesmo que sejam de sexo oposto, na natureza é um animal solitário.
Existem hoje muitas variações de cores entre esses hamsters, mas a principal é acinzentada com uma listra mais escura na coluna. A região inferior é branca e seus pelos são grossos, pois essa espécie é adaptada a regiões geladas.
Um dos principais motivos da maioria das pessoas gostarem desses pequenos roedores é a falta de um rabo. Mas isso não exclui o seu parentesco com animais com rabos.
Os hamsters anão russo, como os hamsters sírios, adoram guardar comida em sua boca, que esconde uma bolsa para armazenar sua comida. Não fique surpreso ao ver seu hamster com uma bochecha maior do que o normal.
Comportamento
O comportamento de um hamster anão russo pode variar muito, mas na maioria dos casos, é tranquilo e não se preocupa com a presença de seus pais humanos. Mas caso o seu for arisco, ele pode soltar um grito muito alto, o que indica que ele está com muito medo e corre grande perigo. Para isso acabar, brincar com ele diariamente é muito importante.
Eles possuem muita energia, então não preocupe-se caso ele correr sem parar com seus brinquedos. É necessário que o mesmo gaste muito bem suas energias durante o dia. Seus hábitos são geralmente noturnos, mas podem se adaptar à hábitos diferentes.
Ainda falando em hábitos, eles são extremamente territorialistas, deixar o mesmo em contato com outros de sua mesma espécie pode acarretar uma série de problemas, pois as brigas nestes casos são comuns. Alguns pet shops pecam em deixa-los juntos, mas isso acontece porque os filhotes não demostram o extinto de independência, mas essa característica é muito comum com os adultos.
Alimentação
Sua alimentação deve ser balanceada, com rações extrusadas e um tipo de proteína por semana, além de ser importante oferecer sementes como petiscos, mas nunca como alimento principal. Rações como Nutrópica e Serelepe são boas opções para esses roedores.
Forragem
Diferentemente dos gerbis, os hamsters anão russo não se mostraram com problemas ao utilizar serragem como forração principal, que deve ser trocada de sete em sete dias. A areia de gato neste caso se mostrou prejudicial para a saúde dos hamsters, podendo até mesmo causar infecções urinárias.
Cuidados
Os hamsters são geralmente limpos, mas algumas vezes a urina acumulada pode deixar um cheiro muito forte, por isso não recomendamos banho seco, pois da mesma forma que a areia causa infecções o banho seco também pode causar. Neste caso, ele próprio faz sua higienização. Hamsters não transmitem doenças para seres humanos.
É necessário dar rações de duas a três vezes por dia para e deixar água fresca sempre disponível.
Reprodução
A reprodução não é recomendada, pois por sua grande quantidade de filhotes, a criação se torna muito difícil de ser realizada. Mantê-los separados e com uma vida boa é sempre a melhor opção. Uma mãe de hamster anão russo pode ter de seis à doze filhotes por ninhada. Neste caso, os pais devem ser separados das fêmeas para que os filhotes não corram riscos de serem comidos.
Espaço
Muitas pessoas pensam que gaiolas de transporte são ideias para deixar um anão russo viver, mas essa ideia é completamente sem fundamento e pode causar sérios riscos. É necessária uma gaiola muito grande para que o mesmo viva tranquilo. Mesmo que sozinho o indicado é duas gaiolas acopladas, que darão o espaço suficiente para explorar o ambiente. Caixas organizadoras e terrários de no mínimo 70 litros também podem ser utilizadas.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.