Este cachorro é muito famoso no seu país de origem, a “Espanha”, e lá já virou um grande astro até nas músicas.
Resumo Histórico
O galgo espanhol é conhecido desde a Idade Antiga pelos Romanos embora tenhamos que supor que sua chegada e implantação na Península seja muito anterior. Descendentes de antigos lebréis asiáticos, ele se adaptou aos nossos diferentes terrenos de estepes e planícies. Foi exportado em grandes quantidades para outros países como a Irlanda e Inglaterra, durante os séculos XVI, XVII e XVIII, sendo o nosso Galgo um dos ancestrais do Galgo Inglês que apresenta com o Galgo Espanhol as semelhanças próprias da raça que serviu de base antes de sua posterior seleção e aclimatação. Cabe destacar dentre as numerosas citações de autores clássicos, aquela do Arcipreste de Hita, que diz: “Para a lebre que sai, logo se lança um galgo…” demonstrando assim a principal e ancestral função da raça.
Aparência Geral
Cão lebrel de bom tamanho, eumétrico, subconvexo, sublongilíneo e dolicocéfalo. De estrutura óssea compacta, cabeça longa e estreita, tórax de ampla capacidade, ventre muito retraído e uma cauda muito longa. Os posteriores bem aprumados e musculosos. Pelo fino e curto ou duro e semi-longo.
Personalidade
Na maior parte do tempo é muito sério e retraído, mas quando sai para caçar ou brincar, muda completamente seu comportamento, provando que é um cachorro com grande energia e vivacidade.
Preço
Atualmente, seu valor médio de comercialização é R$ 2.000,00 podendo variar de canil para canil e conforme a procedência do animal.
Fonte de pesquisa: cbkc.org
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.