Pense em encontrar um Don Sphynx por aí, com certeza vai pensar estar vendo um gato alienígena por sua falta de pelo, mas não se confunda, este gatinho é um queridinho dos amantes de gatos.
Resumo Histórico
Este felino teve origem na Rússia. Algo que parece estranho por sua falta de pelo, mas na verdade essa variação foi criada para formar o padrão de sua raça. No ano de 1987 a criadora de gatos Irina Kovalyova encontrou um gato sem pelagem na cidade de Roston-on-Don. Logo depois ela analisou e notou que essa raça não era proveniente da raça Sphynx. O exemplar então foi cruzado com outros gatos como o Domestic Shortair e o European Shortair, onde se obteve filhotes sem pelo.
Em 2005 essa raça foi considerada como Donskoy pela associação felina americana TICA.
Personalidade
É um dos gatos que melhor se relacionam com outros animais, sendo até necessário a companhia desses para que o Don Sphynx não se sinta sozinho em casa. É muito apegado ao dono e tem capacidade de aprender comandos. São gatos muito frágeis ao tempo, pois por não possuírem pelos, são sensíveis a dias quentes, por conta dos raios de sol e sensíveis aos dias frios. Por isso, o melhor local para se ter um gato desta raça é em casa.
Preço
Atualmente, seu valor médio de comercialização é R$ 5.000,00 podendo variar de criador para criador e conforme a procedência do animal.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.