Esta espécie é extremamente popular entre aquaristas dado sua beleza, rusticidade e comportamento pacifico. Podem respirar oxigênio atmosférico através de seu órgão acessório conhecido como labirinto.
Aparência Geral
São encontrados em diversas cores, as mais comuns são cobalto (azul solido) conhecida como Colisa Azul, a vermelha conhecida com Colisa Vermelha/Sangue, a variedade vermelha pode ser confundida com a Colisa Mel (Trichogaster chuna). Os machos são um pouco maiores e mais coloridos, e as fêmeas são prateadas. Os machos apresentam nadadeira dorsal e anal mais estendidas à medida que amadurecem. Chegam a medir entre 5 a 8 centímetros de comprimento.
Personalidade
É uma espécie pacifica e ideal para aquários comunitário, podendo de tornar-se territorialista e agressivo com membros do mesmo gênero. É um peixe de comportamento tímido que deve ser mantido com peixes de pequeno porte e igualmente pacificos.
Alimentação
São onívoros, em seu ambiente natural alimenta-se principalmente de pequenos crustáceos, rotíferos, protozoários, algas, larvas de insetos e pequenos anelídeos. Em aquário, aceitará alimentos secos sem dificuldades, devendo também ser fornecido pequenos alimentos para desenvolver melhor sua saúde e coloração.
Reprodução
Ovíparo. A desova ocorrerá embaixo do ninho de bolhas no típico abraço anabantóide, com o macho se enrolando em torno da fêmea com os óvulos e espermatozoides sendo liberados simultaneamente. Os ovos liberados pela fêmea são flutuantes, eventualmente alguns poderão afundar onde serão recolhidos pelo macho e colocados dentro do ninho, pode ser gerado até 600 a 700 ovos.
Espaço para criação Para esta espécie deve-se ter um aquário com no mínimo 56 litros, com plantas e pouca movimentação na água. A temperatura ideal da água é de 22° a 28° graus célsius e deve apresentar um pH entre 6,0 e 6,5
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.