O Chilodus é um peixe de origem brasileira que habita as águas do rio Amazonas e seus afluentes. Em aquários é recomendado que tenham pelo menos 10 da mesma espécie, para que fiquem mais à vontade, que mostre seu comportamento natural e cores mais realçadas.
Aparência Geral
Machos adultos desenvolvem nadadeira dorsal ligeiramente mais estendida do que as fêmeas, enquanto estas últimas tendem a ser ligeiramente maiores e mais roliças na região ventral. E possui a bexiga natatória localizada mais próximo à cauda do que a maioria dos peixes. Chegam a medir entre 4 a 8 centímetros de comprimento.
Personalidade
Esta é uma espécie pacífica e gregária que forma hierarquia livre, podendo ser mantido em aquário comunitário com peixes de menor porte. Será importante manter em cardume com pelo menos 10 da mesma espécie para que mostrem seu comportamento natural e cores mais realçadas conforme já dito logo mais acima.
Alimentação
São onívoros. Naturalmente se alimenta de algas, insetos e suas larvas, além de frutos terrestres. Em aquário aceitará prontamente alimentos vivos e secos, devendo ser fornecido regularmente Spirulina e alimentos de origem vegetal como espinafre, alface, pepino e afins.
Reprodução
Ovíparo. Sua reprodução em cativeiro é desconhecida. Presumivelmente é um dispersor de ovos que não exibe cuidado parental, desovando no início da estação chuvosa.
Espaço para criação
O ambiente ideal para este peixe é um aquário com no mínimo 100 litros, de preferência aquário com plantas formando áreas sombreadas. Mostram-se mais coloridos e ativos quando mantidos em aquário plantado com áreas abertas para natação. Pode-se adicionar raízes e folhas secas como decoração. A temperatura ideal da água é de 22° a 28° graus célsius e deve apresentar um pH entre 5,0 e 7,4.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.