Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

PEIXES

Carpa Ornamental

25 de Março, 2020
2 min de leitura
Carpa Ornamental
Junte-se a mais de 5.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Existem variedades domésticas coloridas conhecidas como Nishikigoi. Este termo é utilizado para designar as Carpas coloridas criadas para fins ornamentais. As carpas ornamentais, coloridas ou estampadas, surgiram por mutação genética espontânea das carpas comuns, na região de Niigata, no Japão, aperfeiçoando suas características, chegando a obter três tipos híbridos: o Higoi (carpa vermelha), o Asagui (carpa azul e vermelha) e o Bekko (branca e preta).

Aparência Geral

Seu corpo apresenta escamas cicloides grandes, podendo revestir todo seu corpo ou apenas alguns aglomerados em certos pontos, dependendo da variedade, possui um corpo bastante arqueado no dorso e mais retilíneo na região ventral e possui uma boca pequena, repleta de barbilhões curtos, ao invés de dentes. Chegam a medir de 50 a 120 centímetros de comprimento.

Personalidade

Esta espécie apresenta um comportamento pacífico e gregário, dispensando a maior parte de seu tempo à procura de alimentos. Com um comportamento extremamente dócil, acostuma-se com as pessoas e facilmente deixam-se acariciar e aprendem a comer na mão do tratador.

Alimentação

Alimentam-se de pequenos vermes, animais, plantas e matéria orgânica encontrados no fundo da areia, ou seja, come de tudo. São predadores de larvas e ovos de peixes nativos, podendo interferir na diversidade da fauna nativa. Além disso, é um peixe que destrói a vegetação, o que aumenta a turbidez da água.

Reprodução

Ovíparo. Desova ao longo de costas ou remansos. Os adultos costumam empreender uma migração considerável em época de reprodução para remansos ou formações inundadas. As larvas sobrevivem somente em água morna entre a vegetação submersa rasa. A poluição dos rios e a hibridização com populações domesticadas, os congêneres do Leste Asiático e os seus híbridos provocaram um declínio contínuo das populações selvagens.

Espaço para criação

Devido suas características e porte, não é recomendado para aquários domésticos, sendo ideal para tanque externo. Não tem um tamanho exato para esta espécie, ela se adapta para o espaço, se for um local pequeno elas se atrofiam crescendo até o tamanho que o local comporta. Vale lembrar que quanto maior o tanque mais ela crescerá. A temperatura ideal da água é de 10° a 28° graus célsius e deve apresentar um pH entre 7,0 e 7,6.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *