Esta ave de origem australiana é uma das que mais vem crescendo nas famílias. Cada dia mais é comum encontrar uma calopsita entre criadores e tutores de aves. Isso não é à toa, pois por seu carisma, inteligência e companheirismo a tornam uma das aves mais desejadas do mundo pet.
São muitas as qualidades de uma calopsita, mas para obter bons resultados com esta ave, é necessário, muita paciência e desenvoltura na criação. Pois, mesmo que tenha experiência com outras aves, é preciso entender que cada uma espécie tem sua necessidade. Entenda mais sobre essa ave que é sucesso no Brasil e no mundo!
Sobre
As calopsitas adoram o contato humano, principalmente quando são adestradas desde pequenas. Não é fácil ensinar uma adulta a ser mansa, mas filhotes são na sua grande maioria, fáceis de lidar, sendo necessário, carinho, amor e tempo.
As calopsitas são muito ativas e, adoram emitir gritos, assovios e em alguns casos chegam a imitar os sons quem ouvem com frequência (ex: seu nome, ou alguma palavra que ouve constantemente). Na maioria das vezes, apenas os machos cantam e assoviam. Mas existem algumas exceções em que fêmeas também assoviam e cantam.
Alimentação
Aves da família cacatuidae são em geral muito ativas, por isso, sua alimentação deve suprir as necessidades dos exercícios do dia-dia. Em muitos casos quando a ave não tem uma série de atividades regulares, pode se tornar obesa com facilidade, se ser mantido o mix de sementes como alimentação principal. Esse mix como em outros casos com aves domésticas não pode ser oferecido como alimentação principal.
Para que o animal tenha uma boa alimentação, ofereça rações extrusadas que contém a quantidade de nutrientes necessários. Fornecer sementes e frutas é um agrado necessário, mas que não pode ser fornecido em exagero.
Expectativa de vida
Calopsitas são aves que podem viver em torno de 25 anos, se todas as condições de alimentação e lazer forem oferecidas da forma correta. Ter uma calopsita é uma responsabilidade muito grande, afinal, 25 anos não são 25 dias.
Criação
Para ter uma calopsita feliz em casa, é necessário um viveiro com espaço suficiente para que ela possa brincar em momentos que não esteja em casa. Mas muitas vezes ela pode dividir o ambiente familiar. Mas esses “momentos” devem ser sempre controlados. Uma calopsita pode se sentir a líder do espaço que convive. Por isso, adestrar seu comportamento desde pequena pode influenciar positivamente nesse aspecto.
Água para calopsitas deve existir sempre em abundância. Pois como na natureza, essas aves preferem ficar próximas de rios, onde encontra água fresca e comida com facilidade.
Ter uma calopsita não é uma missão fácil, mas sem sombra dúvidas é muito gratificante!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
[…] Nos últimos anos, as aves vêm ganhando um lugarzinho no coração das pessoas, principalmente as que conseguem ter uma proximidade maior com seu dono. E uma dessas aves é a famosa calopsita. […]