Esta espécie costuma andar em cardumes, relaciona-se muito bem com outras espécies de peixe, mas deve-se ter ao lado pelo menos uma fêmea da mesma espécie para se sentir mais. Estes peixes costumam permanecer no fundo do aquário e ali se alimentar, esta postura faz com que exerçam a função de limpeza.
Aparência Geral
Peixes listrados com cores vibrantes e chamativas, a base do corpo é avermelhada e as listras são pretas, nadadeiras e o rabo são vermelhos, possuem uma boca alongada, o que faz que consigam encontrar alimentos escondidos nas plantas e possui espinhos minúsculos ao redor dos olhos. Chegam a medir aproximadamente de 5 a 30 centímetro de comprimento.
Personalidade
É um peixe ativo e muito brincalhão quando se sente à vontade no seu habitat.
Alimentação
São onívoros, em seu ambiente natural alimentam-se de vermes, crustáceos e matéria vegetal. Em cativeiro, aceitará alimentos secos e vivos sem dificuldades. Sua alimentação deverá ser a mais variada possível, podendo ser fornecido alimentos vivos como artêmias e minhocas periodicamente.
Reprodução
Ovíparo. Há alguns poucos relatos da reprodução desta espécie em cativeiro e a grande maioria encontrada nas lojas de aquarismo provém de fazendas de peixes especializadas e são obtidos através da indução de hormônios. Espécie requer diversos anos para atingir maturidade sexual.
Espaço para criação
O aquário ideal deve ter no mínimo 300 litros. Deve ser construído com plantas, pedras ou raízes que formem pequenos esconderijos, com uma iluminação suave, o fundo do aquário deve ser forrado com cascalhos fino para permitir que o peixe escave e busque alimentos. Esta espécie é muito sensível a qualidade da água, o ideal é que tenha um pH de 6,8 a 7,0 e a temperatura da água deve variar de 25° a 30° graus célsius.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.