Essa raça é considerada a mais inteligente e costuma ser muito leal ao seu dono. Ótimos para quem busca um animal de porte médio, com muita energia para praticar esportes e exercitar a mente.
Resumo Histórico
Originário da Grã-Bretanha, este lindo cão foi adotado como pastor de ovelhas pelos fazendeiros, e sempre foi muito importante no cuidado de grandes rebanhos entre as montanhas e vales da Inglaterra. Mas ainda é uma raça recente, já que os padrões da raça Border Collie têm um pouco mais de 100 anos apenas.
Aparência Geral
Bem proporcionado, de contorno suave demonstrando qualidade, graça e perfeito equilíbrio, combinados com substância suficiente para conferir uma impressão de resistência. Qualquer tendência à rusticidade ou debilidade é indesejável.
Personalidade
Por ser um cachorro que possui uma personalidade física e mental muito avançada, ele necessita de muita atenção. Praticar exercícios tanto físicos como mentais são essenciais para o desenvolvimento do cachorro. Brincadeira como jogos de agilidade e lançamentos de bolinhas (ou disco), são brincadeiras indicadas para esta raça.
Os Border Collie não devem viver em apartamentos ou em lugares com pouco espaço, afinal, se você não quer chegar em casa e encontrar a mesma de ponta cabeça, esta raça não é uma boa opção. Além disso eles são muito sensíveis a barulhos forte como bombas e fogos. São muito sociáveis, graças a sua inteligência, mas se não estimulados em atividades o animal acaba encontrando dificuldades. Ter este animal requer alguns cuidados a mais, por isso é sempre bom prevenir.
Preço
Atualmente, seu valor médio de comercialização é R$ 5.000,00 podendo variar de canil para canil e conforme a procedência do animal.
Fonte: cbkc.org
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
[…] nos anos 80 com a série Lassie, a raça Collie ainda faz muito sucesso, e com as crianças não é […]