Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

PEIXES

Betta

25 de Março, 2020
2 min de leitura
Betta
Junte-se a mais de 5.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O peixe Betta está entre os animais de estimação mais populares nas casas brasileiras. Ele chama atenção pelas suas escamas coloridas e barbatanas vastas, atraindo a maioria dos amantes de peixes. As crianças também ficam fascinadas e normalmente é o primeiro bichinho que ganham na vida.

Aparência Geral

Os Bettas possuem muitas variedades de nadadeiras, incluindo cauda curta, cauda de véu, cauda dupla, cauda delta e uma muito impressionante a cauda coroa. São encontrados de diversas cores e tons vibrantes como por exemplo vermelho, azul, verde, amarelo, branco e diversas outras cores, ou seja, existe um arco-íris de cores bonitas. Chegam a medir entre 2,5 a 12 centímetros de comprimento.

Personalidade

Esse peixinho, em aquário, tem um instinto territorialista fazendo com que eles briguem por seu espaço no recipiente. Ao contrário da crença popular, existem alguns companheiros de aquário apropriados para se colocar junto com eles, mas achar peixes compatíveis não é nada fácil. Normalmente, eles têm problemas até com as fêmeas da própria espécie. Podem ser mantidos juntos por um tempo para a reprodução, mas a fêmea deve então ser levada para fora do tanque. Nunca coloque dois desta espécie, machos juntos, já as fêmeas podem ser mantidas em grupos de três ou mais, mas sempre mantê-las em números impares, pois elas são muito territorialistas e sempre uma vai querer tomar o domínio sobre as outras. Os Bettas podem implicar com outros peixes que são coloridos ou têm barbatanas longas, como Guppies ou Mollies.

Alimentação

Nos pet shops é possível encontrar comidas específicas para Bettas em forma de flocos, granulados ou bolinhas. Ofereça duas ou três vezes ao dia e não superalimente-o. Pode-se dar uma enriquecida na alimentação oferecendo pequenos insetos que são normalmente encontrados no fundo de rios e entre plantas como larvas de mosquitos, grindal, artêmia estão entre as possibilidades de refeição. É possível encontrar em lojas de alimento congelado.

Reprodução

Uma característica interessante dessa espécie é a sua precocidade sexual. Exemplares de três meses, se bem alimentados, ou seja, três vezes ao dia, estão aptos à reprodução. Após três meses e meio de vida, as fêmeas estão aptas à reprodução, apresentando melhor desempenho reprodutivo daquelas que foram alimentadas duas vezes ao dia. Para seguir uma determinada linhagem, deve-se procurar um casal parecido (nas características de cores, caudas, formato do corpo, agressividade), mas se a intenção é ousar ou reproduzir somente de forma doméstica, pode-se escolher aleatoriamente. Ambos devem ser ativos, agressivos, apresentarem cores vivas e responderem prontamente quando lhes são oferecidos alimentos.

Espaço para criação

O ambiente ideal para este peixe é um aquário com no mínimo 15 litros, como decoração coloque areia ou cascalho de textura suave e fina para que não machuque o peixe, opte por plantas naturais. A temperatura ideal da água é de 26° a 28° graus célsius e deve apresentar um pH entre 6,8 e 7,4.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

One Reply to “Betta”

Veja agora: Como cuidar de um peixe beta ? | Zoolove

[…] contar como cuidar de um peixe betta, que é uma das melhores opções para quem quer começar a aprender em como cuidar de um […]