Este grande cãozinho é adorável e muito amigável, famoso peludão, é um cachorro muito inteligente e pode ser uma ótima opção como um pet.
Resumo Histórico
Há menção de uma raça que se assemelha ao Bearded Collie nos registros escoceses datando ao redor do século XVI. Ele já era bem conhecido na Escócia e no Norte da Inglaterra, onde era uma raça para pastorear ovelhas. Ao redor de quinhentos anos atrás, os cães, que também são tidos como precursores do Polish Lowland Sheepdog, foram abandonados nas terras da Escócia e cruzaram com os cães de pastoreio nativos. Uma olhada no Polish Lowland irá mostrar essas semelhanças. No entanto, o que temos no Bearded Collie como o conhecemos atualmente se deve à G. Olive Willison, a qual nos anos de 1940 veio a ter posse de um filhote de Beardie chamado Jeannie. Após uma procura, ela achou um par para Jeannie, um cão chamado Bailey; e desse modo o canil Bothkennar serviu de modelo para os Bearded Collies dos dias de hoje.
Aparência Geral
Cão magro e ativo. Embora fortemente construído, deve mostrar bastante luz sob o tronco e não deve parecer muito pesado. Esperto, expressão curiosa é uma característica distinta da raça.
Personalidade
Os Bearded são cães muito inteligentes, tem um pensamento muito rápido e gostam muito de exercitar a mente. Por serem muito atléticos acabam tendo vantagem no aprendizado de novos comandos. São muito amigáveis e muitas vezes a amizade chega ao exagero, pois estes cães são muito apegados a seus donos. Não é indicado para crianças, pois suas brincadeiras são mais brutas do que o normal, além disso gostam muito de latir e cavar buracos no quintal. Atividades físicas diárias com este cão é sempre essencial.
Preço
Atualmente, seu valor médio de comercialização é R$ 3.000,00 podendo variar de canil para canil e conforme a procedência do animal.
Fonte de pesquisa: cbkc.org
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.