Esse lindo cãozinho é um sobrevivente, quase extinto nas duas grandes guerras, resistiu e hoje se tornou um companheiro nos lares muno a fora.
Resumo Histórico
A criação controlada do Basset Francês de pelo curto começou nos anos de 1870. A partir dos bassets, tendo aparentemente uma origem comum, Couteulx de Canteleu, estabeleceu um tipo utilitário com membros anteriores retos, chamado Artois enquanto Louis Lane desenvolveu um tipo mais espetacular, de anteriores tortos, chamado Normando. Foi necessário esperar até 1924, para que se adotasse o nome de Basset Artesiano Normando, referindo-se tanto à raça quanto ao clube. Léon Verrier, que tomou a direção do clube em 1927, aos 77 anos, quis reforçar as características normandas da raça e no livro de padrões dos cães de caça de 1930, onde aparecem as duas raças, Basset d’Artois e Basset Artesiano Normando, encontramos esta observação sobre este último: “o Comitê da Sociedade de Caça decide e notifica que o Basset Artesiano Normando não deve ser uma etapa de transição ao tipo Normando, sem traço d’Artois”.
Aparência Geral
Cão longo em relação à sua altura, bem balanceado, compacto; sua cabeça lembra a nobreza do grande cão Normando.
Personalidade
Como os outros bassets, estes também eram utilizados por caçadores como cão de caça. Suas pernas curtas ajudavam os caçadores a não perder o cão de vista, já que animais maiores eram difíceis de acompanhar. Mas hoje se tornaram ótimos companheiros nos lares e se destacam por serem pacientes com crianças e muito obedientes com seus donos.
Preço
Atualmente, seu valor médio de comercialização é R$ 3.000,00 podendo variar de canil para canil e conforme a procedência do animal.
Fonte de pesquisa: cbkc.org
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.