Para definir este cão você deve imaginar um grande caçador nato, que não evoluiu da mesma forma que as outras raças de cachorros. Essa raça costuma ser considerada primitiva, pois até latir este dog não consegue. Mas não se esquente, as qualidades são diversas.
Resumo Histórico
Existem dados históricos relacionados a essa raça há aproximadamente 4.000 anos no continente africano. Encontrados em tumbas egípcias da quarta dinastia. Mesmo que seja difícil afirmar, existem muitas hipóteses de que o Basenji tenha sido mesmo um cão selvagem.
Aparência Geral
De construção leve, animal aristocrático de ossatura fina, membros altos comparado ao seu comprimento, sempre equilibrado, alerta e inteligente. Cabeça enrugada com orelhas eretas, orgulhosamente portada sobre um pescoço bem arqueado. Peito profundo subindo para um esgalgamento bem definido, cauda firmemente enrolada, apresentando a figura de um cão bem balanceado, com a graça de uma gazela.
Personalidade
Um dos pontos positivos dessa raça é que ele serve muito bem como um cão de guarda, já que é um animal muito protetor desde sua origem. Mas, nem tudo são rosas, pois não recomendamos que crianças façam o manuseio deste animal, que pode acabar machucando a criança.
Exercitar sua mente e seu corpo é mais do que essencial, então se mora em espaços pequenos, não recomendamos essa raça, pois pode ser que ele fique muito estressado.
O Basenji é um animal que participa de muitas competições de padrão de raças. Por isso, vale a pena avaliar para entender sobre a raça antes de comprar um adotar um. Um dos pontos importantes de frisar é a falta de latido deste animal, que poder primitivo, acaba perdendo essas técnicas.
Preço
Atualmente, seu valor médio de comercialização é R$ 2.000,00 podendo variar de canil para canil e conforme a procedência do animal.
Fonte de pesquisa: cbkc.org
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
[…] 78º – Basenji […]