Este gato é sem sombra de dúvidas um felino muito bonito, principalmente por sua pelagem lisa e brilhante, chamando a atenção por onde passa, mas com muita timidez.
Resumo Histórico
Esta raça como diz o nome, foi desenvolvida na Rússia nas regiões geladas, com temperaturas a baixo de zero. Em 1860 a raça foi importada para o restante da Europa, através do comércio do porto de Arcangel. A primeira vez que um Azul Russo foi visto fora da Rússia foi no castelo de Cristal por volta de 1875, nessa ocasião o gato foi apelidado de gato Arcangel.
No início do século XX o Azul Russo chegou muito próximo de sua extinção, mas acabou sendo salvo por criadores ingleses, cruzando os mesmos com gatos siameses. Os cruzamentos funcionavam, mas alguns filhotes nasceram com as características dos siameses mais acentuadas.
Personalidade
O azul russo é considerado um gato muito dócil e apegado com seus tutores, mas é muito tímido com pessoas estranhas principalmente com crianças agitadas. Sua principal característica é sua beleza incomum, encontrada em apenas gatos muito raros.
O Azul Russo tem características de caçador, então não se surpreenda se deparar com ele caçando pequenos insetos. Sua energia é muito alta e sua liberdade é extremamente necessária, pois esta raça costuma ter características de independência muito sólidas. Mas o Azul Russo é super adaptável a ambientes como apartamentos, desde que seja dado atividades suficientes.
Preço
Atualmente, seu valor médio de comercialização é R$ 3.000,00 podendo variar de criador para criador e conforme a procedência do animal.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.