Como sabemos, o Brasil é um país de biodiversidade inigualável a qualquer parte do mundo. Temos florestas grandes e pequenas por todo o vasto território. Isso significa que existe uma grande possibilidade de você estar próximo dessa biodiversidade. Mesmo que viva em uma cidade grande, pode-se encontrar matas de preservação muito próximas.
Se você se encaixa neste perfil, com certeza já se deparou com uma cobra por aí, pois elas são diversas e dividem a vizinhança com nossas cidades. Entre as cobras existem as peçonhentas e as não peçonhentas, que podem ser confundidas pela falta de conhecimento. Então tome muito cuidado, pois você pode trombar com uma delas.
Hoje nós vamos apresentar as 5 cobras venenosas mais encontradas no Brasil
#5 Caiçara
Esta cobra é muito comum nas regiões centro e sudoeste do Brasil. Possui um marrom muito claro e manchas mais escuras em todo o seu corpo.
As Caiçaras vivem em regiões mais secas como o serrado, tem um ataque muito potente para matar suas presas. É um animal extremante agressivo, por pertencer a família das jararacas.
Seu veneno possui ação hemolítica e proteolítica, ou seja, ela é capaz de destruir as fibras musculares e os tecidos, causando a morte.
#4 Surucucu Pico Jaca
Considerada a maior cobra venenosa das Américas, a Surucucu Pico de Jaca pode chegar a 3,5 metros de comprimento, sua cor predominante é de um amarelo-alaranjado e de manchas escuras irregulares pelo corpo.
Estas cobras vivem em sua grande maioria na mata atlântica, mas também podem ser encontradas na floresta amazônica. Seu bote chega quase ao seu comprimento, o que a torna ainda mais perigosa. Mas por atividades humanas ilegais esta espécie está ameaçada a extinção.
Seu veneno apresenta ação proteolítica (atividade inflamatória aguda), hemorragia, coagulação e neurotoxina.
#3 Coral Verdadeira
Uma cobra coral verdadeira pode não ser muito grande, mas seu veneno é letal. Chega a aproximadamente 1 metro de comprimento e conta com anéis laranjas, pretos e brancos, mas pode variar dependendo da genética do animal.
São cobras encontradas por todo o território brasileiro, e preferem viver em partes subterrâneas, por isso possuem cabeças pequenas e arredondadas, além de possuir olhos muito pequenos.
As cobras corais não dão bote, mas isso não muda o perigo de sua presença, afinal, um veneno de coral pode causar vômitos, fraqueza muscular progressiva, ptose palpebral, sonolência, perda de equilíbrio, sialorreia, oftalmoplegia e presença de fáscies miastênica e a morte, pois ela é considerada uma das cobras mais letais do Brasil.
Corais se alimentam de outras serpentes e animais de pequeno porte, e são muito importantes para nosso ecossistema.
#2 Cascavel
Talvez a mais conhecida dessa lista, ficou muito famosa por ter um chocalho em seu rabo, onde avisa seus predadores que está pronta para se defender. Possuem cor castanha e pintas pretas e brancas que são facilmente camufladas entre as folhas e galhos secos.
Cascavéis são encontradas em todas as regiões da America latina, e chegam a aproximadamente 2 metros de comprimento. Se alimentam de pequenos roedores, mas também podem se alimentar de pequenas aves, coelhos, lagartos, e eventualmente outras serpentes.
Seu veneno possui ações neurotóxicas, miotóxicas e coagulantes podendo causar paralisia muscular, lesão corporal, além das reações gerais de vômito, cefaleia, secura na boca, sonolência ou inquietação. Os problemas são tantos que só um médico pode avaliar qual a melhor maneira para identificar rapidamente qual a melhor solução a ser tomada. A Cascavel é responsável por 8% das picadas de cobra no Brasil.
#1 Jararaca
Esta cobra é muito conhecida no Brasil, mas é encontrada principalmente nas regiões sul e sudeste. Possui cor marrom com manchas triangulares escuras.
As jararacas preferem viver próxima dos rios, onde encontra seu alimento facilmente como sapos e ratos. Por serem marrons conseguem se camuflar entre as folhas secas se enrolando toda para preparar um bote certeiro. Quando ameaçada, bate sua calda sobre as folhas.
Por ser um predador de roedores, tem função importante em nosso ecossistema onde controla a população de ratos onde habita.
Seu veneno pode causar bolhas na pele, coagulação do sangue e hemorragia. A dor é considerada intensa, quanto mais o tempo passa, mais a dor aumenta. Sem atendimento médico urgente, a vítima não tem chances de escapar deste veneno.
A Jararaca é considerada como a cobra mais letal do Brasil, por ser muito agressiva mais de 90% dos casos de picadas conhecidos são de Jararacas.
Por fim, não se esqueça que as cobras são essenciais para nosso ecossistema e matá-las não é uma opção, se encontrar uma cobra em seu habitat natural desvie, mas se encontrar em sua propriedade, saia correndo e gritando … mentira, rsrs. Veja o correto a se fazer >> O que fazer se encontrar uma cobra em casa.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
[…] Veja também: “As 5 cobras venenosas mais encontradas no Brasil”. […]