A alguns anos a dengue vem assustando nós brasileiros. Casos de pessoas infectadas pelo Aedes Aegypti só aumentam, mas será que esse vírus pode atingir nossos queridos pets? animais de estimação podem pegar dengue?
Entenda
Na verdade, o famoso mosquito da dengue não consegue transmitir essa doença nos pets, pois o ser humano é o único invertebrado que pode adquiri-la. Mesmo que os perigos ainda sejam muito grandes quanto a outras bactérias, o Zika vírus, a Chikungunya e a Dengue não afetam os pets. Diferentemente do Novo Coronavírus, que estamos vivenciando nos tempos atuais.
Segundo a professora Cáris Maroni Nunes da Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp (Universidade Estadual Paulista) “Não existem registros de infecção natural em animais com o vírus da Dengue e Chikungunya. Já se tratando da Zika, há relatos da presença de anticorpos em zebras, elefantes e alguns roedores, e até o momento o vírus só foi isolado em macacos” (Fonte Uol).
A questão é que esses animais já podem sim, ter sido afetados na história recente por essas doenças, mas criaram anticorpos que os tornam imunes, essa característica se dá no desenvolver de cada animal, e esses anticorpos são herdados dos seus antepassados.
Nós seres humanos fomos escolhidos pelo mosquito, para armazenar seu vírus. E isso faz com que os pets não sofram com essas doenças. Mas não se esqueça, muitos mosquitos podem transmitir doenças para os animais. Embora tenham sido mencionadas doenças transmitas pelo mosquito Aedes Aegypti, nada foi comprovado.
Mas é necessário usar repelente no meu pet?
A resposta é não. Os animais costumam a ser muito sensíveis no que se diz a repelentes, pois suas composições químicas incomodam os animais. O que faz não ser necessário tomar este tipo de medida.
Existem outras doenças transmitidas por mosquitos?
Como viram, o aedes aegypti não transmite doenças para os pets, mas sim, existem doenças muito perigosas transmitidas por outros mosquitos, que podem ser tão piores quanto as transmitidas nos humanos. Doenças como Leishmaniose e Dirofilariose (também conhecida como a doença do verme do coração), podem afetar nossos queridinhos.
Existem maneiras de evitar estes problemas?
Sabemos que para evitar problemas assim, precisamos conscientizar as pessoas para que todos evitem o problema. Como o Aedes Aegypti, para evitar outros mosquitos a maneira não é diferente. Cuidar para que seu quintal fiquei sempre limpo e evitar acúmulo de água são maneiras de prevenção. Além disso, é sempre muito importante trocar a água do animal todos os dias, ou escolher potes que movimentam a água, que são ótimos para evitar mosquitos.
Leve seu pet no veterinário regularmente
Por fim, levar seu pet é essencial para identificar problemas, com essa rotina a segurança do seu bichinho contra essas doenças aumenta. O importante é fazer a sua parte e conscientizar o máximo de pessoas o possível para que também não deixem que esses mosquitos proliferem. Medidas mais drásticas devem ser dadas somente pelo seu médico veterinário que saberá avaliar a situação.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
[…] Aproveite e veja agora se animais de estimação podem pegar dengue. […]