Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

PEIXES

Acará-Bandeira

25 de Março, 2020
2 min de leitura
Acará-Bandeira
Junte-se a mais de 5.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

De beleza exótica e manejo simples, o acará-bandeira é um peixe de água doce. Que embora seja facilmente ambientado em locais de clima mais quente, tolera temperaturas mais amenas, ao redor dos 20 graus célsius, o que permite a criação da espécie em quase todo o território nacional.

Aparência Geral

Este peixe tem um corpo triangular e lateralmente achatado e sua coloração varia de cinza claro a escuro, podendo possuir faixas escuras, nadadeiras dorsais, caudal e anal bem desenvolvidas. Chega a medir aproximadamente de 10 à 18 centímetros de comprimento, aos três meses de idade, alcança três centímetros de comprimento. São bastante procurados para embelezar aquários e convive bem com outras espécies.

Personalidade

O Acará-Bandeira é um peixe tranquilo, resistente e produtivo, come de tudo e se reproduz por meio de ovos. Gostam de desovar em folhas largas de plantas ou na superfície de pedras grandes e lisas.

Alimentação

Este peixe é onívoro e apesar de comer de tudo, deve receber algum tipo de alimento vivo para estimular a reprodução. Para os adultos são indicadas larvas de inseto, camarão fresco moído e pequenos crustáceos de água doce. Deve ser alimentado duas ou três vezes por dia.

Reprodução

Ovíparo. Formado o casal, irão escolher e limpar o local para desova, normalmente algum objeto de superfície plana como folhas, pedras, rochas ou mesmo vidro. A Fêmea irá liberar ovos adesivos e o macho irá fertilizar em sequência. Passando este ritual, o casal irá oxigenar os ovos constantemente e defendendo de todos intrusos que se aproximarem. Sempre que um ovo aparece fungado, um dos progenitores encarrega-se de o retirar de modo a evitar a propagação exponencial aos outros ovos. A eclosão ocorre em 2 dias e as larvas permanecem no saco vitelino por mais 4-5 dias se alimentando deste, quando logo mais estarão nadando livremente sob supervisão dos pais. Pais costumam cuidar da progênie pelas próximas semanas.

Espaço para criação

O ambiente ideal para este peixe é um aquário com no mínimo 100 litros, com algas compridas e altas, pedras e corais. A temperatura ideal da água é de 24° a 30° graus célsius e deve apresentar um pH entre 5,5 e 7,4.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *