Ainda hoje existem muitas dúvidas para saber qual a diferença entre Lhasa Apsu e Shih Tzu. Mas a verdade é que existem diferenças tanto físicas, como comportamentais. Acompanhe comigo !
Vamos realizar um comparativo entre as duas raças e mostrar qual pode ser a melhor opção para sua casa.
Fique ligado, depois deste artigo você não vai mais confundir as duas raças.
Para saber o porquê existem muitas igualdades e diferenças sobre as duas raças, você deve voltar no tempo, para descobrir as suas origens.
Tanto o Lhasa Apso quanto o Shih Tzu são originários do Tibete. Mas suas funções eram totalmente diferentes. O Lhasa foi a primeira raça identificada e tinha como função ser um cão de guarda e era conhecido como “cão de alerta” ou “alarme”.
Depois de alguns anos, criadores de Lhasa começaram a cruzar com outras raças, o que acabou originando novas raças. E assim surgiu o Shih Tzu! Não se sabe exatamente qual a raça que o lhasa cruzou, mas estudiosos dizem que existe uma grande probabilidade de os Pugs terem participado desta mistura. Isso explicaria as características físicas que as duas raças compartilham.
Mas diferente dos Lhasa, os Shih Tzu eram utilizados como cães de companhia, ou seja, cães que fossem mais sociáveis entre as pessoas.
Diferenças físicas
Os Shih Tzu possuem focinhos curtos, olhos e cabeça muito arredondadas e a pelagem é muito sedosa. Os Lhasa possuem cabeças mais longas, olhos ovais e a pelagem mais pesada e áspera. Um Shih Tzu jamais deve possuir focinhos longos, se ele possuir um grande focinho com certeza existe outra raça na árvore genealógica e não apenas Shih Tzu.
As pessoas costumam a distinguir as raças apenas pelos focinhos, mas existem formas mais corretas de notar boas diferenças entre eles. Por isso se seu Shih Tzu tem um focinho longo, é bom conferir os pais e avós para saber se existe outra raça misturada entre eles. Então, se for comprar um Shih tzu filhote, olhe para a árvore genealógica, pois nos filhotes fica difícil notar a diferença entre os focinhos.
Na imagem abaixo usamos imagens das duas raças com os pelos raspados para que entenda melhor as diferenças.
Um dos contras para o Shih Tzu é sofrer com braquicefalia, pois como os Pugs, seu focinho é muito achatado para dentro, o que ocasiona uma dificuldade de respiração, sendo um ponto crucial para sua criação, pois torna o Shih Tzu um cãozinho muito mais sensível.
Diferenças comportamentais
Os Lhasa costumam ser animais alertas e pouco sociáveis com pessoas estranhas. Já os Shih Tzu são mais brincalhões e não se preocupam com a presença de estranhos.
Ambas são muito amigáveis, mas o Lhasa quando acostumado, se torna um animal muito companheiro, podendo ficar muito triste quando fica longe do seu verdadeiro dono. Por ser muito apegado, prefere dormir sempre próximo para não se sentir solitário. Essa característica já é um pouco diferente nos Shih Tzu, que não gostam de se sentir solitários, mas qualquer pessoa que faça carinho pode amenizar este sofrimento, já que o mesmo é muito sociável.
Bem, não importa qual você prefere, o importante é saber que de ambas as raças você terá um grande amiguinho para sua casa e que deve ser amado, cuidado com muito amor e carinho.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
[…] Lhasa é uma ótima companhia para crianças. São facilmente confundidos com os Shih Tzu, mas possuem um focinho achatado livre de braquicefalia, diferente de seu primo. O Lhasa tem um […]